General Motors está planejando lançar um Airbnb para aluguel de carros

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

13 de março de 2018 às 15:59 - Atualizado há 4 anos

Logo Novo Curso

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h

Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

A General Motors está planejando lançar um programa piloto que permitirá que proprietários aluguem seus carros quando não estão em uso, segundo a Bloomberg. Os testes iniciarão em breve através da plataforma de carsharing da GM Maven. Os donos do carro poderão expor seus veículos para aluguel na plataforma Maven, divindo o lucro com a General Motors.

A iniciativa pode ser o pontapé inicial para a General Motors se transformar de uma montadora de carros para uma empresa de mobilidade urbana. Atualmente, a Maven já está operando alugando os próprios carros – a diferença é que agora a plataforma alcançará outro patamar, tornando-se uma intermediadora das operações entre os donos de carros e motoristas.

Com a popularização de aplicativos de mobilidade que unem motoristas à passageiros, a necessidade de ter o próprio carro diminuiu – 25% de passageiros da Lyft, concorrente da Uber, acreditam que ter um carro agora é menos importante. O carsharing também está se tornando uma tendência crescente pois permite que os passageiros aluguem carros temporariamente quando necessitam de viagens maiores.

Elon Musk, CEO da companhia de carros elétricos (e com grau de autonomia) Tesla, já discutiu sobre a tendência em julho de 2016. “Você poderá adicionar o seu carro à frota compartilhada da Tesla apenas apertando um botão no aplicativo da Tesla no seu celular e deixar o carro gerar renda para você enquanto está no trabalho ou de férias”, escreveu Musk na época. “Isso diminui dramaticamente o custo de ter um carro ao ponto de quase todo mundo poder comprar um Tesla”.

No Brasil, o carsharing está disponível através da startup Moobie. Conheça outras tendências crescentes e tecnologias que estão impactando em 2018 no nosso e-book gratuito.

[php snippet=5]