Executivos da Nike não param de falar uma palavra; isso revela o futuro da empresa

Isabella Carvalho

Por Isabella Carvalho

10 de julho de 2018 às 12:21 - Atualizado há 2 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

Para a Nike, o futuro é digital. Durante uma teleconferência para anunciar os resultados trimestrais mais recentes da marca – o quarto do ano fiscal -, o presidente e CEO da empresa Mark Parker e o CFO Andy Campion juntos disseram as palavras “digital” e “digitalmente” 69 vezes. No terceiro trimestre, a frequência de uso das palavras foi menor – com 42 menções. No segundo, foram 36 vezes.

Toda a equipe tem boas razões para gostar das expressões. As vendas online da Nike aumentaram 41% neste quarto trimestre, impulsionando a empresa para um aumento geral de vendas de 13%. “Notamos que a aceleração no digital ultrapassou as nossas próprias expectativas”, disse Campion durante a chamada.

Essa aceleração acontece em paralelo a ações da Nike para evoluir seus negócios e vender diretamente a seus clientes por meio de suas lojas online, que representaram 90% do crescimento das vendas do trimestre. “Nossa iniciativa está transformando a Nike, como nos conectamos com os consumidores e como entregamos os produtos”, disse Parker na teleconferência. Segundo ele, esta é uma grande mudança nos modelos operacionais do passado para um novo modelo digital no futuro.  

O CEO disse ainda que a empresa continua a estudar novas maneiras de combinar o digital e o varejo, e que “fundamentalmente” mudará toda a empresa. Programas como o Nike Plus, que reúne dados sobre padrões e preferências de compra de cliente, estão impulsionando essa nova era da empresa. “O digital nos permite colocar em prática nossa visão de varejo inteligente, para personalizar experiências por meio da interseção de ambientes online e físicos”, disse Parker. Como exemplo, o executivo citou um novo conceito de loja da marca chamado Nike Live.

Na prática, as lojas funcionarão com base nos dados fornecidos por membros do Nike Plus. A primeira delas será inaugurada no dia 12 de julho em Los Angeles e se chamará Nike by Melrose, uma referência à avenida em que estará localizada. Além de oferecer uma seleção best seller do site, a loja terá uma decoração e produtos baseados no estilo da cidade e nos dados de padrão de compra coletados no comércio digital. Os clientes também poderão usufruir de um sneaker bar, receber dicas de profissionais da marca e testar os produtos em uma esteira na Nike Trial Zone. Esse é um passo enorme na transformação digital da companhia.

Baixe já o aplicativo da StartSe
App StorePlay Store