Essa imagem deixa os executivos de qualquer empresa grande com insônia

Por Da Redação
6 de junho de 2018 às 11:29 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Os hábitos de consumo mudam com os anos, isso é inegável. Essa foto, feita por Lauren Thomas da CNBC, é a prova disso. Ela mostra duas listas: os maiores varejistas dos anos 70 nos Estados Unidos e uma lista atualizada para o ano de 2017.
A foto mostra que TODAS as 10 maiores varejistas dos anos 70 sumiram do ranking. Foram substituídas por novas entrantes, como o próprio Walmart, Costco, CVS e Walgreens. E algumas das antigas líderes desapareceram ou diminuíram bastante suas operações de lá para cá, como Sears e Kmart.
O mercado de varejo mudou nas décadas que se passaram. Lojas de departamento deram lugar para supermercados cada vez maiores e shopping centers – beneficiando empresas como o Walmart, que se tornou a empresa com maior receita do mundo neste período, muito por operar super e hipermercados nos subúrbios americanos.
E um nome na nova lista assusta o Walmart. Trata-se da Amazon, que mesmo sendo uma das 5 maiores companhias do mundo, é apenas a 7ª maior varejista – por causa de todas as suas promessas e seu modus operandi, podemos dizer que a companhia ainda é uma startup. E por isso o Walmart tem investido tanto em meios alternativos de levantar receitas.
A Amazon deixa claro que a mudança das lojas de departamento para supermercados não foi a primeira e nem a última vez que o mercado mudou completamente, incomodando empresas estabelecidas. Agora, caminhamos para uma mudança significativa com e-commerces assumindo o papel que era dos mercados e lojas especializadas. Quem não se adaptar terá o mesmo destino de Sears e Kmart.
É interessante que esse fenômeno é aplicável para todos os segmentos da economia. Migramos para uma Nova Economia, completamente diferente dos anos 70, 80 ou 90. E depois disso, mudaremos novamente – tanto que tem gente que afirma que as grandes empresas de tecnologia vão morrer.
Então não são apenas os executivos do Walmart que precisam ficar preocupados: são todos os executivos de todas as empresas do mundo. Se você não investe em inovação, é muito possível que ficará para trás e seu negócio morrerá com o tempo.
Mas ela também pode servir de inspiração para: todas as empresas que você julga gigantes ou intocáveis são, no fundo, mortais – se eles deixarem de investir tempo e dinheiro em inovação. Então busque ser a inovação e incomode, lute e derrote as empresas estabelecidas que não investem em inovação.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários