Essa imagem deixa os executivos de qualquer empresa grande com insônia

Da Redação

Por Da Redação

6 de junho de 2018 às 11:29 - Atualizado há 2 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

Os hábitos de consumo mudam com os anos, isso é inegável. Essa foto, feita por Lauren Thomas da CNBC, é a prova disso. Ela mostra duas listas: os maiores varejistas dos anos 70 nos Estados Unidos e uma lista atualizada para o ano de 2017.

A foto mostra que TODAS as 10 maiores varejistas dos anos 70 sumiram do ranking. Foram substituídas por novas entrantes, como o próprio Walmart, Costco, CVS e Walgreens. E algumas das antigas líderes desapareceram ou diminuíram bastante suas operações de lá para cá, como Sears e Kmart.

O mercado de varejo mudou nas décadas que se passaram. Lojas de departamento deram lugar para supermercados cada vez maiores e shopping centers – beneficiando empresas como o Walmart, que se tornou a empresa com maior receita do mundo neste período, muito por operar super e hipermercados nos subúrbios americanos.

E um nome na nova lista assusta o Walmart. Trata-se da Amazon, que mesmo sendo uma das 5 maiores companhias do mundo, é apenas a 7ª maior varejista – por causa de todas as suas promessas e seu modus operandi, podemos dizer que a companhia ainda é uma startup. E por isso o Walmart tem investido tanto em meios alternativos de levantar receitas.

A Amazon deixa claro que a mudança das lojas de departamento para supermercados não foi a primeira e nem a última vez que o mercado mudou completamente, incomodando empresas estabelecidas. Agora, caminhamos para uma mudança significativa com e-commerces assumindo o papel que era dos mercados e lojas especializadas. Quem não se adaptar terá o mesmo destino de Sears e Kmart.

É interessante que esse fenômeno é aplicável para todos os segmentos da economia. Migramos para uma Nova Economia, completamente diferente dos anos 70, 80 ou 90. E depois disso, mudaremos novamente – tanto que tem gente que afirma que as grandes empresas de tecnologia vão morrer.

Então não são apenas os executivos do Walmart que precisam ficar preocupados: são todos os executivos de todas as empresas do mundo. Se você não investe em inovação, é muito possível que ficará para trás e seu negócio morrerá com o tempo.

Mas ela também pode servir de inspiração para: todas as empresas que você julga gigantes ou intocáveis são, no fundo, mortais – se eles deixarem de investir tempo e dinheiro em inovação. Então busque ser a inovação e incomode, lute e derrote as empresas estabelecidas que não investem em inovação.

Baixe já o aplicativo da StartSe no iOS ou no Android