Conheça o Desafio de Logística do programa Braskem Labs Challenge

Possui uma startup com algum tipo de sinergia com esses componentes? Não perca a oportunidade!

Avatar

Por Lucas Bicudo

22 de setembro de 2017 às 16:05 - Atualizado há 2 anos

A Braskem está lançando o Braskem Labs Challenge, seu programa de conexão com startups. Trata-se da oportunidade de desenvolver um projeto piloto e, potencialmente, tornar-se fornecedor ou parceiro da Braskem, ajudando a ganhar competitividade, reduzir custos e melhorar a produtividade da empresa.

“Esta é uma oportunidade para que os empreendedores testem suas soluções em situações reais, em um ambiente inovador e sustentável, que permite a interação com profissionais experientes e insights que podem refinar sua solução”, diz Luiz Gustavo Ortega, líder de Desenvolvimento Sustentável da Braskem.

Só podem participar startups que consigam atender a um dos desafios (Logística e Soluções Administrativas) lançados pelo programa e que tenham um MVP testado e validado ou que já possuam solução disponível no mercado.

Falaremos hoje sobre o Desafio de Logística. Comprar algo pela internet, solicitar o serviço de alguém ou simplesmente pedir comida pelo delivery. São coisas normais e sem muito mistério, certo? Chega até um ponto em que não pensamos como toda essa operação é processada. Parece mágica. Bem, a responsável por todo esse truque é a logística. Ela sempre esteve conosco – claro que em diferentes níveis de complexidade. Como startups podem fazer a diferença? Como adotar métodos de execução mais ágeis em um setor tradicional?

Existem empresas que oferecem ferramentas que viabilizam a primarização do serviço de transporte e facilitam a gestão de caminhoneiros, por exemplo. E o caso do caminhão autônomo da Uber que entregou 50 mil cervejas entre Fort Collins e Colorado Springs, no Colorado? São esses tipos de transformações que irão remodelar todo o setor.

Basicamente, dentro do escopo do segmento, a Braskem procura por cinco soluções:

  • Distribuição de carga nos eixos: como podemos detectar a distribuição de carga entre os eixos do caminhão?
  • Controle de qualidade dos silos: como garantir que os produtos cheguem em perfeitas condições de especificidades aos seus clientes?
  • Gerenciar riscos de transporte: como reduzir os indicadores de roubos e garantir a possibilidade de recuperação da carga?
  • Controle de emissão de gases: como medir e diminuir a emissão de gases EGEE pelo transporte utilizado pela empresa?
  • Disponibilidade do mercado de transportes: como identificar a disponibilidade de transporte, considerando oferta, demanda e disponibilidade futura em diferentes regiões?

Possui uma startup com algum tipo de sinergia com esses componentes? Não perca a oportunidade!!!

O programa funcionará assim: as inscrições estão abertas até dia 30 de outubro. Logo em seguida acontecerá o filtro, onde serão apresentadas 15 startups para uma rodada de pitches. Depois vem uma imersão de 1 semana no problema proposto junto às equipes da Braskem e da Innoscience; o piloto, com as selecionadas; e por fim, a avaliação: se bem-sucedida, a startup pode ser contratada como fornecedora ou parceira.

Inscrições podem ser feitas aqui.

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

[php snippet=5]