Como uma gigante farmacêutica está colaborando com startups para inovar

Por Tainá Freitas
24 de maio de 2018 às 11:40 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A Roche é uma empresa global fundada em 1896 com o objetivo de desenvolver avanços que melhorem a vida das pessoas. A farmacêutica busca meios eficazes de prevenir, diagnosticar e tratar doenças, buscando melhorar o acesso dos pacientes às inovações médicas. Em 2016, a Roche investiu 9,9 bilhões de francos suíços em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Entre as iniciativas, a Roche está buscando a solução de startups para melhorar processos e inovar.
Em fevereiro deste ano, a Roche adquiriu a Flatiron Health, uma startup que coleta e analisa dados reais de tratamento de pacientes com câncer. A farmacêutica já detinha 12,6% das ações da startup. A aquisição foi realizada para melhorar o acesso e desenvolvimento de tratamentos de câncer, baseado na análise das informações coletadas pela healthtech. O valor da compra foi de cerca de US$ 1,9 bilhão.
Esta não foi a primeira vez que a Roche adquiriu uma startup. No ano passado, em junho de 2017, a startup comprou a mySugr, uma plataforma de gestão de diabetes. A plataforma é aberta, permitindo que os usuários inscrevam seus dados e se conectem com pessoas com a mesma condição em todo o mundo. Com um milhão de usuários, agora a iniciativa faz parte do portfólio da Roche para estudos e tratamentos de diabetes.
A Roche já realizou 15 aquisições desde 2014 e possui 162 parcerias ao redor do mundo. A área de parcerias da Roche Global e do Brasil estão abertas e buscam novos produtos que sejam desenvolvidos dentro das áreas de interesse da companhia: imunologia, doenças infecciosas, specialty care, neurociências, oftalmologia, oncologia, imunoterapia de câncer, tecnologias inovadoras e colaborações em diagnóstica.
Parcerias no Brasil
Além das aquisições, a Roche Brasil trabalha com startups através de mentoria em alguns programas de incubadoras e aceleradoras do país. “Reconhecemos que a inovação também está fora da Roche, há um ecossistema de startups cheio de nova soluções e queremos aproveitar todas as oportunidades que existem para desenvolvê-las”, comenta Madalena Carneiro, Partnering Manager da Roche Brasil.
No ano passado, a Roche realizou o Desafio Roche para startups, no qual buscou soluções para a área de oncologia. Através do projeto, a farmacêutica incentivou o ecossistema de startups a desenvolver soluções em saúde, acelerando a transformação digital do setor.
“No Brasil, começamos a trabalhar mais ativamente com startups em 2016. Já realizamos um Desafio e temos o objetivo de continuar lançando outras edições para continuar investindo no ecossistema”, afirma a Partnering Manager da Roche no país.
Foco em big data
A segunda edição do Desafio Roche já está aberta! Desta vez, a corporação está buscando startups com soluções de big data para a saúde. A corporação está interessada no potencial que a análise de dados pode trazer para o setor da saúde – as duas startups adquiridas pela Roche são especialistas em receber e analisar dados.
As startups que participarem do programa terão a chance de se conectarem com executivos da Roche e ainda ganhar um prêmio. A vencedora poderá escolher uma entre três opções: uma Missão para o Vale do Silício com a StartSe, no qual realizará uma imersão no ecossistema de startups mais inovador do mundo; uma imersão de três semanas na aceleradora Digital Health Accelerator da Roche Diagnóstica em Munique, na qual a startup receberá aulas e se conectará com especialistas locais; ou poderá escolher subsídio de serviços corporativos, com a oportunidade de definir seu modelo de negócio e estratégia de crescimento.
Startups de todo o mundo que possuam um MVP de sua solução podem participar. Leia o regulamento completo e inscreva-se aqui!

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários