Como Inteligência Artificial pode ajudar o RH da sua empresa?

Avatar

Por Lucas Bicudo

16 de novembro de 2017 às 21:49 - Atualizado há 3 anos

Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

No próximo dia 23 de novembro, em São Paulo, acontecerá a 2ª edição do Kenoby Talks, evento completamente focado para a área de recrutamento e seleção de empresas. A iniciativa é organizada pela Kenoby, uma startup que vem fazendo um trabalho expressivo no mercado de Talent Acquisition, através de um software pensado para suprir as demandas dos profissionais ao decorrer de todo o processo de uma nova contratação.

“O Kenoby Talks é um evento focado em inovação para a área de recrutamento e seleção de empresas. A expectativa é que tenhamos mais de 400 pessoas interessadas pelo assunto, entre tomadores de decisão (gerente, diretor, supervisor, coordenador de RH) e especialistas (analistas de recrutamento e de recursos humanos). Um dia inteiro de palestras e temas relevantes: como utilizar a Inteligência Artificial para recrutamento e seleção, design thinking, employer branding”, comenta o Head de Marketing Felipe Sobral.

Confira também: a Nova Economia está revolucionando a cultura de gestão corporativa. A tecnologia tem desafiado modelos de negócios estabelecidos. As boas práticas de gestão e governança são importantes, mas não aceleram mudanças disruptivas. Existe um novo ecossistema de inovação que quer tomar o mercado dos incumbentes. Como juntar forças e se beneficiar dessa conexão, visando tanto a inovação radical, quanto a inovação incremental?  Não perca a oportunidade de conhecer o evento que a StartSe está promovendo sobre inovação corporativa via startups.

Faremos coro ao discurso de Felipe Sobral e discutiremos cada uma dessas tendências tecnológicas no setor em uma série de reportagens. Começaremos hoje com Inteligência Artificial.

Com IA, você consegue estabelecer previsões e constatações em cima de um conjunto de dados armazenado em um sistema. O algoritmo tem função de compreender uma solicitação, apresentar uma ação e optar pela melhor decisão. Pensando nisso, tragamos para a área de recrutamento. Selecionamos três exemplos de aplicação de Inteligência Artificial para aumentar a eficiência na hora de achar a pessoa certa.

Sugestões e previsões

Uma grande vantagem da tecnologia perante a mente humana é a capacidade de processamento de uma grande quantidade de informação de maneira muito rápida. Uma forma de inserir IA no dia-a-dia de um setor de Recrutamento e Seleção é fazer com que ela atue de maneira consultiva, de maneira que o sistema analise todos os fatos e acontecimentos e, com isso, estipule previsões e possa fornecer conselhos e sugestões para os próximos passos da companhia.

Avaliação de Candidatos (Testes)

A biometria é uma das grandes vertentes da Inteligência Artificial. Com ela, seria possível estabelecer diversos parâmetros de configuração afim de extrair os reais significados de expressões e comportamentos dos candidatos durante vídeos, ligações ou entrevistas, por exemplo.

ChatBots

A utilização de chatbots significa nada além de automatizar o atendimento de candidatos. Isso significa que os bots substituiriam os seres humanos na hora de responder perguntas sobre processos seletivos, por exemplo. Essas respostas seriam dadas de maneira personalizada e objetiva ao candidato, sem perder a pessoalidade e a boa educação, por exemplo, atendendo à demanda desse potencial colaborador e permitindo os trabalhadores da área a otimizarem seu tempo, permitindo a eles exercer outras atividades mais relevantes.

Na programação…

Um dos grandes representantes e idealizadores de Inteligência Artificial no Brasil se chama David Dias. Com cerca de dezessete anos de carreira na IBM, David atua hoje como líder de Canais e Ecossistemas na IBM Watson Group, fomentando diversas inovações na área cognitiva. No próximo dia 23 de novembro, ele estará junto a outros grandes palestrantes, como o diretor de RH do LinkedIn, Alexandre Ullmann; e a co-founder e CEO da Love Mondays, Luciana Caletti.

Para saber mais informações sobre o evento e comprar ingressos, é só acessar esse link.

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

[php snippet=5]