Como evitar o desperdício de alimentos é pauta prioritária para Braskem

Avatar

Por Lucas Bicudo

14 de março de 2018 às 15:45 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A cada ano, consumimos mais! Somos 7,3 bilhões de habitantes e, segundo a ONU, seremos 8,6 bilhões em 2030 e 11,2 bilhões de pessoas em 2100. Em um mundo com mudanças climáticas, escassez natural e fome, a redução das perdas e do desperdício de alimento deve ser uma prioridade global.

Segundo a FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations), é desperdiçado, aproximadamente, 30% do alimento produzido globalmente, equivalente a 1,3 bilhão de toneladas anuais. Só isso já seria o suficiente para alimentar as 800 milhões de pessoas que ainda passam fome no mundo. Um grande problema, mas que também é uma grande fonte de oportunidades e negócios.

Justamente por acreditar que esse seja um problema com resolução, que a Braskem lançou a 4ª edição do programa de aceleração Braskem Labs Scale. Além da busca por startups que utilizem a química ou o plástico em soluções sustentáveis e inovadoras, neste ano há também uma categoria especial para negócios que reduzam a perda de alimentos.

Não basta só aumentar a produtividade; existe toda uma cadeia de produção que precisa ser otimizada. A solução para isso? Tecnologia – essa que hoje é desenvolvida a um preço marginal e que é a responsável por alavancar empreendedores de alto impacto ao redor do mundo, empreendedores que querem fazer a diferença.

“Para quem empreende, estar conectado com uma empresa do porte da Braskem pode ser um passo determinante no sucesso da startup. Quando você soma isso a um processo estruturado de mentorias, como o oferecido neste programa, os ganhos são imensuráveis”, diz Pedro Waengertner, CEO da ACE, aceleradora parceira da Braskem no Labs Scale.

Criado em 2015, o Braskem Labs Scale já acelerou 41 empreendedores de todo o Brasil e gerou mais de 70 conexões de negócios relevantes. Na edição de 2017, a avaliação dos participantes foi unânime: a iniciativa contribuiu para o crescimento de seus negócios. Considerando apenas a edição do ano passado, 60% das empresas receberam investimento ou estão em conversas avançadas.

É desse tipo de incentivo que as startups precisam para florescer e, consequentemente, causar um impacto no mundo.

Interessadas em participar do programa têm até 31 de março para se inscrever através desse site. Uma banca selecionará até 12 empresas para quatro meses de capacitação de acordo com suas maiores dificuldades, incluindo mentorias individuais e coletivas com executivos da Braskem e especialistas da aceleradora ACE.

Agora você também pode acompanhar conteúdos sobre o Braskem Labs diretamente do Facebook e do LinkedIn.

[php snippet=5]