Cetip lança Foresee, para investir em fintechs através da Darwin Starter

Avatar

Por Lucas Bicudo

26 de agosto de 2016 às 13:14 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Em meio a um cenário de fraudes e busca por transparência, surge a Cetip, empresa cuja missão é criar e desenvolver um mercado financeiro sustentável, com infraestrutura segura e eficiente para clientes e reguladores.

Para reforçar seu pilar estratégico de inovação, a companhia lança agora o Foresee, programa que investe em startups por meio da Darwin Starter, uma aceleradora de Santa Catarina que conduzirá o processo de triagem e seleção das empresas que serão apoiadas pelo projeto.

Para Roberto Dagnoni, vice-presidente executivo da Unidade de Financiamentos e diretor-executivo de Novos Negócios da Cetip “esse é um forte atributo da marca, que está presente nos 30 anos de sua trajetória. Em um ambiente de constantes avanços da tecnologia, com esse DNA, era um movimento natural o desenvolvimento de um programa amplo, com iniciativas voltadas tanto a nossos colaboradores, quanto para o desenvolvimento do mercado financeiro. Acreditamos no nosso potencial de validação da ideia e capacidade de antecipar tendências”.

Florianópolis foi escolhida para ser a base da iniciativa por ser um polo de tecnologia rodeado de universidades, onde as fintechs encontram ambiente propício para se desenvolver. A cidade foi considerada a de maior potencial de inovação no país pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e é a capital com maior IDH do Brasil.

A Acate (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia), que tem mais de 800 associados, será o endereço que abrigará o co-working dos selecionados. O espaço acolherá dez projetos a cada nove meses, com toda a infraestrutura necessária.

O programa de inovação também beneficiará os funcionários da Cetip. Internamente, o fórum KNOW oferecerá palestras e eventos relacionados à inovação, com o intuito de trazer novas tendências de mercado para a empresa. Além disso, a ideia também é estimular a troca de conhecimento dos colaboradores com os empreendedores apoiados pelo Foresee. Funcionários da Cetip poderão oferecer mentoria especializada para as startups, dividindo as experiências de uma companhia que oferece, há 30 anos, infraestrutura ao mercado financeiro.

As inscrições devem ser feitas online, no final de agosto, pelo site. Serão selecionadas dez startups de todo o país, que apresentem soluções inovadoras para o mercado financeiro. Elas serão aceleradas na Acate e receberão aporte de R$ 170 mil e consultorias profissionais, como branding e user experience, além de diversos serviços de tecnologia ofertados pelas parceiras da Darwin Starter – que podem chegar ao valor de até R$ 350 mil.

Após os noves meses, novas startups serão selecionadas, sendo que as que tiverem o melhor desempenho poderão receber novo aporte da Cetip após o primeiro programa. As empresas que terminarem o ciclo serão apresentadas a investidores para que tenham oportunidade de receber novos apoios financeiros.

Mensagem do Editor
Ei, tudo bom?
Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.
E vou te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!
É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!
[php snippet=5]
E não é só isso! Você tem alguma sugestão de pauta? Quer conversar sobre sua startup? Assessora alguma empresa? Tem alguma dica que pode ajudar outros leitores? Quer ter a SUA matéria publicada no site?
O StartSe quer ouvir de VOCÊ, nosso leitor, o que precisamos fazer para melhorar cada vez mais o site! Deixamos o form abaixo para você, mas se quiser, basta mandar um e-mail para redacao@startse.com.br!
 [contact_bank form_id=3]
[php snippet=9]
E por último, não esqueçam de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook! Lá poderemos debater tecnologia, inovação, startups, empreendedorismo e criar um ambiente saudável de troca de opiniões e networking!