Braskem está atrás de soluções administrativas para o Labs Challenge

Falta de competitividade e produtividade é um enorme entrave para a inovação, mas onde há gargalo, há oportunidade

Avatar

Por Lucas Bicudo

26 de setembro de 2017 às 17:33 - Atualizado há 2 anos

A Braskem está lançando o Braskem Labs Challenge, seu programa de conexão com startups. Trata-se da oportunidade de desenvolver um projeto piloto e, potencialmente, tornar-se fornecedor ou parceiro da Braskem, ajudando a ganhar competitividade, reduzir custos e melhorar a produtividade da empresa.

Só podem participar startups que consigam atender a um dos desafios (Logística e Soluções Administrativas) lançados pelo programa e que tenham um MVP testado e validado ou que já possuam solução disponível no mercado.

Falaremos hoje sobre o Desafio de Soluções Administrativas. De acordo com o ranking World Competitiveness Yearbook (WCY), divulgado pelo Institute for Management Development (IMD) e a Fundação Dom Cabral, o Brasil é o 57º país mais competitivo, dentre 61 analisados. Isso é um enorme entrave para a inovação, mas onde há gargalo, há oportunidade. Com isso, surgem diversos modelos de negócios que trazem soluções administrativas capazes de aumentar a produtividade das empresas. Existem startups de gestão de pagamentos, financeiro, RH, crédito e financiamento, e-commerce e de preços, por exemplo.

Basicamente, dentro do escopo do segmento, a Braskem procura por cinco soluções:

  • Controle e monitoramento de vigilância: como é possível gerir equipamentos de segurança dos parques industriais, com programação de manutenção preventiva e controle das manutenções corretivas?
  • Soluções helpdesk: como proporcionar que os integrantes da empresa abram chamados e interajam com a Braskem sem estar na rede Braskem?
  • Otimização das roteirizações do transporte coletivo: como otimizar a gestão da roteirização de linhas de transporte coletivo da empresa?
  • Redução dos custos dos escritórios: como reduzir os gastos de energia nos escritórios da Braskem?
  • Redução de custos de estacionamento: como tornar o preenchimento de vagas de estacionamentos nos escritórios da empresa mais efetivo?

“Esta é uma oportunidade para que os empreendedores testem suas soluções em situações reais, em um ambiente inovador e sustentável, que permite a interação com profissionais experientes e insights que podem refinar sua solução”, diz Luiz Gustavo Ortega, líder de Desenvolvimento Sustentável da Braskem.

O programa funcionará assim: as inscrições estão abertas até dia 30 de outubro. Logo em seguida acontecerá o filtro, onde serão apresentadas 15 startups para uma rodada de pitches. Depois vem uma imersão de 1 semana no problema proposto junto às equipes da Braskem e da Innoscience; o piloto, com as selecionadas; e por fim, a avaliação: se bem-sucedida, a startup pode ser contratada como fornecedora ou parceira.

Inscrições podem ser feitas aqui.

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

[php snippet=5]