Braskem busca por startups capazes de remodelar suas soluções administrativas

Controle e monitoramento de vigilância, soluções helpdesk, otimização das roteirizações do transporte coletivo, redução dos custos dos escritórios e redução de custos de estacionamento

Avatar

Por Lucas Bicudo

16 de outubro de 2017 às 16:55 - Atualizado há 2 anos

A Braskem lançou o Braskem Labs Challenge, seu programa de conexão com startups. Trata-se da oportunidade de desenvolver um projeto piloto e, potencialmente, tornar-se fornecedor ou parceiro da Braskem, ajudando a ganhar competitividade, reduzir custos e melhorar a produtividade da empresa.

“Esta é uma oportunidade para que os empreendedores testem suas soluções em situações reais, em um ambiente inovador e sustentável, que permite a interação com profissionais experientes e insights que podem refinar sua solução”, diz Luiz Gustavo Ortega, líder de Desenvolvimento Sustentável da Braskem.

Só podem participar startups que consigam atender a um dos desafios (Logística e Soluções Administrativas) lançados pelo programa e que tenham um MVP testado e validado ou que já possuam solução disponível no mercado. Falaremos sobre Soluções administrativas. Basicamente, dentro do escopo do segmento, a Braskem procura por cinco soluções:

Controle e monitoramento de vigilância

A Braskem faz uso de equipamentos de segurança eletrônica em seus parques industriais disponibilizados por diferentes fornecedores. Objetiva-se que as manutenções preventivas sejam realizadas de acordo com cronograma e as corretivas registradas em sistema. Além disso, com a sistematização das preventivas, intenciona-se ter ganhos de produtividade das equipes, com melhor distribuição e controle dos serviços. Essa ação tem objetivo de garantir diretamente a segurança patrimonial, dos integrantes e equipes de segurança da Braskem e indiretamente das comunidades do entorno, que podem ser impactadas por ação nas plantas. A empresa procura por:

  • Novas tecnologias capazes de controlar diferentes equipamentos de segurança;
  • Softwares capazes de identificar manutenção preventiva e manutenções corretivas;
  • Tecnologias capazes de se adaptar às diferentes regiões onde a Braskem se encontra.

Soluções helpdesk

A Braskem possui um sistema interno que atende a 7 mil funcionários que ficam alocados nas plantas da empresa. Nesse sistema, diferentes serviços são solicitados, como sugestões, elogios, central de transporte, reclamações, entre outros. Visando maior flexibilidade e benefício dos integrantes da empresa, busca-se identificar novas soluções que se integrem ao sistema atual (Qualitor), permitindo o acesso remoto dos integrantes ao sistema. Essa ação tem como meta a agilidade na solicitação do serviço, facilitando o dia a dia das pessoas e aumentando a produtividade. Além disto, promove a racionalização do uso de dados em geral, seja por telefone ou por internet, reduzindo o uso dos servidores e energia necessária para mantê-los. O que a Braskem procura:

  • Soluções tecnológicas que permitam que os integrantes possam solicitar chamados através de seus smartphones;
  • Tecnologias que garantam a assertividade na abertura e no controle da abertura de chamados;
  • Novas tecnologias que transformem a forma dos integrantes de fazer chamados e interagir com o sistema existente.

Otimização das roteirizações do transporte coletivo

Para o transporte dos integrantes da Braskem para as plantas de trabalho, são disponibilizados fretados que contemplam diferentes rotas. Os recursos para o transporte são disponibilizados conforme o deslocamento e o consumo de combustível. Visa-se tornar a otimização das rotas efetivas e diminuir o tempo dos integrantes da empresa no ônibus. Essa melhoria trará ganhos, pois reduzindo o percurso do roteiro, reduz-se a emissão de GEE. e causa um efeito positivo em outros dois fatores: redução da frota no horário de pico, o que diminui o transito em geral, e pode influenciar pessoas que se locomovem de carro a usarem ônibus. O que a companhia está atrás:

  • Novas ferramentas capazes de otimizar as diferentes rotas conforme os integrantes e as regiões;
  • Tecnologias capazes de mensurar a melhor rota conforme o número de ocupantes e suas localidades;

Redução dos custos dos escritórios

Os escritórios da Braskem possuem gastos de energia através de iluminação, refrigeração e equipamentos. Apesar de adotarem medidas que existem no mercado como sensores, luzes de LED, mudanças em sistema de refrigeração, busca-se diminuir ainda mais o consumo de energia e adotar melhores soluções que sejam positivas ao meio ambiente. A ideia é procurar por:

  • Soluções capazes de reduzir os gastos de energia nos escritórios;
  • Tecnologias que permitam melhorias de consumos de energia, capazes de ser positivas ao meio ambiente.

Redução de custos de estacionamento

Os escritórios da Braskem fazem pagamento mensal de vagas de estacionamento para os condomínios onde estão localizados. Existem períodos de ociosidade e superlotação das vagas, por isso busca-se soluções para otimizar o preenchimento e repensar o transporte e estacionamentos reduzindo impactos ambientais relacionados a mobilidade. O que a empresa quer?

  • Soluções capazes de beneficiar os integrantes da Braskem e a empresa sobre os estacionamentos.
  • Tecnologias capazes de tornar mais eficiente o preenchimento das vagas.

Possui uma startup com algum tipo de sinergia com esses componentes? Não perca a oportunidade!!!

Por sua vez, Roberta Simões, encarregada pela plataforma Braskem Labs, diz: “Nossas áreas de logística e soluções administrativas demonstraram muito interesse em participar. A ideia é estender a iniciativa para outros departamentos, como RH, Jurídico, de Comunicação. A Braskem é a maior petroquímica das américas, com escritórios espalhados no mundo inteiro, e mais de 8 mil funcionários. São cerca de 40 plantas industriais aqui no Brasil. Se você resolve um problema de logística ou administrativo da Braskem, resolve de todo o mercado”.

O programa funcionará assim: as inscrições estão abertas até dia 30 de outubro. Logo em seguida acontecerá o filtro, onde serão apresentadas 15 startups para uma rodada de pitches. Depois vem uma imersão de 1 semana no problema proposto junto às equipes da Braskem e da Innoscience; o piloto, com as selecionadas; e por fim, a avaliação: se bem-sucedida, a startup pode ser contratada como fornecedora ou parceira.

Inscrições podem ser feitas aqui.

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

[php snippet=5]