O big data pode mudar o setor imobiliário com essas 4 informações

Por Tainá Freitas
3 de julho de 2018 às 11:46 - Atualizado há 4 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Encontrar o imóvel perfeito que atenda todas as condições de custo, benefício e localização é uma tarefa difícil, principalmente sem um prévio conhecimento da região de busca. Como saber se o preço do imóvel está de acordo com o local e se não haverá mudanças que o desvalorizem no futuro? O big data responde a essas perguntas ao analisar dados, trazendo mais inteligência aos corretores e, consequentemente, aos compradores de imóveis.
O big data tem o poder de reunir informações sobre a vizinhança, sites de compra e venda e até os índices de criminalidade de uma região, trazendo uma análise completa para as assessorias imobiliárias, que podem utilizar as informações para trazer mais transparência e um serviço ainda melhor aos seus clientes.
Qualidade de vida
A qualidade de vida é obviamente um dos fatores mais decisivos na compra e aluguel (ou não) de um imóvel e, no entanto, é pouco acessível. A incidência de crimes, poluição do ar, proximidade com transporte público e até o nível de barulho são fatores difíceis de prever até que o usuário vivencie – e aí pode ser tarde demais. O big data muda esse cenário ao reunir informações de sites de polícia, por exemplo, e comparar com outras áreas, permitindo uma comparação mais efetiva e importantíssima na tomada de decisões.
Valor de mercado
São muitos os fatores que influenciam o valor de imóveis, desde fatores internos como sua condição, tamanho e usabilidade até a região escolhida. O big data possibilita que as assessorias, corretores imobiliários e os compradores tenham uma noção maior de preços ao comparar diversos sites de compra e venda, trazendo informações assertivas sobre preços de imóveis em cada região.
Histórico da propriedade
O big data possibilita que o histórico de compra e venda da propriedade seja estabelecido ao cruzar informações de várias imobiliárias, por exemplo. Os dados podem ser reunidos a partir de registros públicos e informações de players do mercado.
Tendências
Qual será a próxima região a ser valorizada? Essa é a pergunta de um milhão de dólares que o big data pode auxiliar na resposta, analisando quais regiões há mais compras e venda de imóveis e comparando com o contexto atual. A análise do big data auxilia na inteligência para as assessorias imobiliárias e corretores, facilitando processos.
Colabore com o setor imobiliário
Buscando soluções em big data e outras tecnologias, o Grupo Engebanc está realizando seu primeiro programa de conexão com startups – o Engebanc Inova. A assessoria imobiliária está contando com a soluções de startups para continuar inovando e melhorando a experiência de clientes.
As startups selecionadas que participarem do programa terão a oportunidade de expandir seus negócios junto ao Grupo Engebanc, que busca com mais de 25 anos de experiência. As empresas poderão fazer uma imersão em cada um dos desafios junto à área responsável da assessoria, testando suas soluções. As empresas que tiverem mais sinergia com a companhia poderão se tornar suas parceiras ou fornecedoras.
As inscrições para participar do Engebanc Inova já estão abertas! O programa é uma realização da Engebanc em parceria com a consultoria de inovação Innoscience e apoio da StartSe. Leia o regulamento e inscreva-se aqui.
Baixe já o aplicativo da StartSe



Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários