Automação pode reduzir em 50% o tempo de vistorias de imóveis

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

29 de junho de 2018 às 12:25 - Atualizado há 2 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Laudos e vistorias fazem parte dos processos que são naturalmente trabalhosos, envolvem logística e burocracia, mas que ainda são indispensáveis para o mercado imobiliário. No entanto, a tecnologia está atuando no setor para tornar processos menos dolorosos e garantindo a maior produtividade de colaboradores – uma de suas soluções é a inspeção automatizada.

Primeiro, imagine os custos de deslocamento para um vistoriador sair de seu escritório e ir até cada imóvel a ser vistoriado. Some ao tempo perdido em cada vistoria e o tempo que levará para preencher cada laudo. Agora, é possível realizar vistorias e preencher laudos quase que automaticamente, com o auxílio de softwares.

Os softwares estão trazendo relatórios em que os vistoriadores devem apenas que preencher lacunas, muitas vezes apenas tirando fotos e vídeos dos locais. O próprio software se responsabiliza por criar o relatório final na hora da inspeção, confirmado pelo locatário e vistoriador.

O Propertyware, um aplicativo para celular que funciona com ou sem internet, promete reduzir o tempo das inspeções pela metade. Para as imobiliárias, isto significa que seus funcionários podem render duas vezes mais e garante que seus clientes tenham melhores experiências, pois experimentam um processo menos demorado e burocrático. A iniciativa é possível também no setor automobilístico, através de vistorias virtuais.

Além dos custos de deslocamento, as vistorias também trazem os custos de pesquisas. Essa é uma dor sentida principalmente pelas assessorias imobiliárias, que atuam trazendo maior inteligência aos seus clientes a partir dos resultados de pesquisas. Um dos produtos do Grupo Engebanc, por exemplo, é o fornecimento de laudos e estudos imobiliários de todos os tipos de propriedade, e as automatização das pesquisas, análises e vistorias pode auxiliar na redução de custos e em maior produtividade.

Conhecendo o potencial que as startups possuem de revolucionar processos no setor imobiliário, o Grupo Engebanc está realizando o seu primeiro programa de conexão com startups. O objetivo da assessoria imobiliária é encontrar novas soluções no setor, inclusive na automação de vistorias.

No programa, as startups poderão aprender com a experiência da assessoria imobiliária que conta com 25 anos de experiência no setor e testar suas soluções em um ambiente competitivo. As startups que apresentarem as soluções de maior sinergia com o Grupo poderão ser contratadas como fornecedoras ou parceiras, e as que desenvolverem novos negócios poderão receber investimentos.

Startups que possuam um MVP validado e possam contribuir com os desafios podem participar. As inscrições já estão abertas e vão até 29 de julho – leia o regulamento e inscreva sua startup aqui!

Baixe já o aplicativo da StartSe
App StorePlay Store