Como a Ambev inova com a ajuda das startups
Por Isabella Câmara
13 de dezembro de 2017 às 16:48 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Para tornar os processos de inovação ainda mais velozes, a Ambev começou a buscar empreendedores e startups para se conectar. Ela investe, por exemplo, na organização de hackatons, como o Hack The World. Essa iniciativa da empresa foi o ponto principal da palestra do Bruno Stefani, Gerente de Inovação da Ambev, durante o Corporate Startup Innovation.
Para o especialista, a mudança do comportamento e da cultura da empresa é muito mais importante na hora de inovar do que a mudança tecnológica em si. Isso porque, segundo ele, a transformação de práticas empresariais abre caminho para que as novas soluções que estão surgindo possam ser adotadas no dia a dia da empresa.
O Hack The World, por exemplo, faz a junção dessas duas transformações, cultural e tecnológica. A iniciativa visa identificar as soluções mais inovadoras para os principais desafios empresariais e ajudar, por meio da relação de trabalho com a empresa, a alavancar as novas tecnologias e a fazer com que empreendedores a alcancem seus sonhos e aspirações de carreira.
De acordo com Bruno, para inovar dentro de uma grande empresa não é preciso direcionar seus esforços para contratar uma startup. “Temos outras formas de inovar. Eu só preciso reservar uma parte do orçamento geral da companhia para fazer coisas novas. […] Essas iniciativas são capazes de trazer soluções diferentes para o negócio, fazer a empresa conhecer novos talentos e elaborar insights de consumo”, conta.
Não é só com o Hack The World com a Ambev inova. Segundo o Gerente de Inovação da empresa, outras iniciativas da empresa também podem ser consideradas como frutos da nova cultura da empresa, como Parceiro Ambev e Zé Delivery.
Parceiro Ambev
O Parceiro Ambev se juntou ao Pedido Fácil e se tornou um portal de relacionamento, serviços e vendas para seus clientes que oferece uma experiência personalizada e uma ampla gama de serviços. “O aplicativo começou a rodar há um ano atrás e hoje traz uma receita expressiva para a companhia”, conta Bruno.
Nele, qualquer empresa cadastrada como parceira da Ambev pode fazer seus pedidos a qualquer hora do mesmo jeito que fazia com um vendedor físico da marca. Após escolher a data de entrega e selecionar a forma de pagamento, o parceiro pode acompanhar seu histórico de compras e a sua entrega em tempo real.
Zé Delivery
O Zé Delivery, um serviço de entrega de bebidas da marca, possui em seu catálogo os rótulos mais conhecidos da empresa, cervejas especiais e importadas, bem como refrigerantes e energéticos. Para fazer um pedido, basta acessar site do Zé Delivery, digitar o CEP e escolher os produtos. O site aceita pagamentos em cartão ou em dinheiro, e o serviço funciona até de madrugada.
Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
E caso você tenha interesse em patrocinar eventos da StartSe, envie um e-mail para patrocinio@startse.com.br

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários