Como a Ambev inova com a ajuda das startups

Conheça as iniciativas Hack the World, Parceiro Ambev e Zé Delivery!

Avatar

Por Isabella Câmara

13 de dezembro de 2017 às 16:48 - Atualizado há 2 anos

Para tornar os processos de inovação ainda mais velozes, a Ambev começou a buscar empreendedores e startups para se conectar. Ela investe, por exemplo, na organização de hackatons, como o Hack The World. Essa iniciativa da empresa foi o ponto principal da palestra do Bruno Stefani, Gerente de Inovação da Ambev, durante o Corporate Startup Innovation.

Para o especialista, a mudança do comportamento e da cultura da empresa é muito mais importante na hora de inovar do que a mudança tecnológica em si. Isso porque, segundo ele, a transformação de práticas empresariais abre caminho para que as novas soluções que estão surgindo possam ser adotadas no dia a dia da empresa.

O Hack The World, por exemplo, faz a junção dessas duas transformações, cultural e tecnológica. A iniciativa visa identificar as soluções mais inovadoras para os principais desafios empresariais e ajudar, por meio da relação de trabalho com a empresa, a alavancar as novas tecnologias e a fazer com que empreendedores a alcancem seus sonhos e aspirações de carreira.

De acordo com Bruno, para inovar dentro de uma grande empresa não é preciso direcionar seus esforços para contratar uma startup. “Temos outras formas de inovar. Eu só preciso reservar uma parte do orçamento geral da companhia para fazer coisas novas. […] Essas iniciativas são capazes de trazer soluções diferentes para o negócio, fazer a empresa conhecer novos talentos e elaborar insights de consumo”, conta.

Não é só com o Hack The World com a Ambev inova. Segundo o Gerente de Inovação da empresa, outras iniciativas da empresa também podem ser consideradas como frutos da nova cultura da empresa, como Parceiro Ambev e Zé Delivery.

Parceiro Ambev

O Parceiro Ambev se juntou ao Pedido Fácil e se tornou um portal de relacionamento, serviços e vendas para seus clientes que oferece uma experiência personalizada e uma ampla gama de serviços. “O aplicativo começou a rodar há um ano atrás e hoje traz uma receita expressiva para a companhia”, conta Bruno.

https://youtu.be/86JZ0XRWrqI

Nele, qualquer empresa cadastrada como parceira da Ambev pode fazer seus pedidos a qualquer hora do mesmo jeito que fazia com um vendedor físico da marca.  Após escolher a data de entrega e selecionar a forma de pagamento, o parceiro pode acompanhar seu histórico de compras e a sua entrega em tempo real.

Zé Delivery

O Zé Delivery, um serviço de entrega de bebidas da marca, possui em seu catálogo os rótulos mais conhecidos da empresa, cervejas especiais e importadas, bem como refrigerantes e energéticos. Para fazer um pedido, basta acessar site do Zé Delivery, digitar o CEP e escolher os produtos. O site aceita pagamentos em cartão ou em dinheiro, e o serviço funciona até de madrugada.

https://youtu.be/eJvmkwzQbhs

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em patrocinar eventos da StartSe, envie um e-mail para patrocinio@startse.com.br