6 ingredientes para cultivar a mentalidade das startups na sua empresa

Juventude, ânsia, imaginação e compromisso. Há sinergia. Sinergia que está disruptando indústrias em uma velocidade quase que inimaginável

Avatar

Por Lucas Bicudo

29 de novembro de 2017 às 18:40 - Atualizado há 2 anos

A cultura das startups. Tornou-se quase que um mito urbano. Talvez “sonho digital” seja um termo melhor, graças ao Vale do Silício da década de 80. Juventude, ânsia, imaginação e compromisso. Há sinergia. Sinergia que está disruptando indústrias em uma velocidade quase que inimaginável. É a Nova Economia.

De olho nisso, a StartSe montou um curso online de introdução à Nova Economia, responsável por todas essas mudanças. Basicamente, essa nova onda está revolucionando a cultura de gestão corporativa. A tecnologia tem desafiado modelos de negócios estabelecidos. As boas práticas de gestão e governança são importantes, mas não aceleram mudanças disruptivas. Existe um novo ecossistema de inovação que quer tomar o mercado dos incumbentes. Como juntar forças e se beneficiar dessa conexão, visando tanto a inovação radical, quanto a inovação incremental? Essas questões serão discutidas no Corporate Startup Innovation. Não perca a oportunidade de conhecer o evento que a StartSe está promovendo sobre inovação corporativa via startups.

Quais então seriam os elementos que as empresas devem cultivar ao promover uma cultura ágil de uma startup? Christina McClung, do Capital One, compartilha alguns deles:

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Empresas devem valorizar o que seus funcionários fazem com suas vidas. Por conseguinte, é importante dar-lhes horários de trabalho flexíveis; tempo generoso; e benefícios de saúde premium. Fazer com que essa seja uma prioridade garante que seus empregados tenham um desempenho em alto nível, sem sacrificar coisas importantes de suas vidas.

Um ambiente colaborativo e aberto

Você quer que sua cultura organizacional inspire seus funcionários a serem a melhor versão de si mesmos todos os dias! Um ambiente de conceito aberto e ferramentas de gerenciamento visual para incentivar a colaboração e ideias integradas são belos exemplos de esforços que sua empresa pode fazer para inspirar seu contingente.

Inclusão e diversidade

Diversidade de experiências e perspectivas são fundamentais para produzir um ambiente inovador onde todos possuam a capacidade de prosperar. Não é apenas a coisa certa a fazer, mas tem que estar arraigado em sua cultura. Seu objetivo é criar as melhores experiências para seus associados e clientes – e tem que começar com uma cultura inclusiva onde cada voz é ouvida e importante.

Inovação digital

O Capital One tem o DNA digital. O banco tem como missão ajudar seus clientes com a tecnologia. O estúdio de software em Toronto possui um crescimento fenomenal e, ao mesmo tempo, não larga mão desse ar de startup.

Cultura única

Para qualquer empresa, é importante que os seus valores e compromissos não sejam perdidos ao longo do caminho – na verdade, eles devem continuar crescendo, amadurecendo.

Preocupação com a comunidade

Quando uma empresa se preocupa com a comunidade em que trabalha, ela gera valor. Seus funcionários compram a briga. Falando sobre o Capital One, existe uma iniciativa chamada Gift Hackathon, que exemplifica bem esse ponto. Codificadores, cientistas de dados e designers propõe resoluções de problemas digitais enfrentados por seis instituições de caridade de Toronto.

(via VentureBeat)

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

[php snippet=5]