5 motivos para contratar uma empresa com metodologia ágil

Avatar

Por Lucas Bicudo

7 de dezembro de 2017 às 14:32 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Com a evolução tecnológica das últimas décadas, novos conceitos e práticas surgiram e foram incorporados na rotina das empresas. Se antes havia um consenso sobre hierarquia e modelos de produção no ambiente corporativo, hoje é comum encontrarmos negócios que apostam na inovação da gestão e no maior relacionamento com colaboradores e parceiros.

Uma das tendências é a cultura e método ágil, um conjunto de valores, princípios e metodologia que estimula o desenvolvimento de produtos digitais e aceleram o processo de transformação digital. A iniciativa está em franca expansão e já é amplamente adotada, desde startups, até grandes empresas com modelos de negócios bem firmados.

Se você gosta desse tipo de conteúdo, não pode perder esse: A Nova Economia está revolucionando a cultura de gestão corporativa. A tecnologia tem desafiado modelos de negócios estabelecidos. As boas práticas de gestão e governança são importantes, mas não aceleram mudanças disruptivas. Existe um novo ecossistema de inovação que quer tomar o mercado dos incumbentes. Como juntar forças e se beneficiar dessa conexão, visando tanto a inovação radical, quanto a inovação incremental?  Não perca a oportunidade de conhecer o evento que a StartSe está promovendo sobre inovação corporativa via startups.

Confira cinco motivos que explicam o sucesso desse novo movimento:

Resposta rápida às mudanças

Ter um plano para o desenvolvimento de um produto é importante, sem dúvidas, mas não pode engessar a estratégia da companhia. Os profissionais precisam estar atentos à possíveis alterações que possam ocorrer durante o desenvolvimento, readequando o trabalho para melhor atender os objetivos.

Desburocratização

Mais do que ler e entender páginas e páginas de documentos que explicam como um recurso deve funcionar, o ideal é que times multidisciplinares envolvidos no produto aprendam na prática sobre o funcionamento do fluxo de trabalho, deixando processos mais enxutos, eficientes e rápidos.

Sistema colaborativo

Uma empresa que tem os princípios do ágil, Lean e de outras metodologias em seus valores e cultura entende que uma parceria vai além da negociação de contratos. O trabalho deve envolver a troca de experiências entre as duas partes, um profundo alinhamento das pessoas, clareza nas restrições, ser guiado por metas claras, estimulando um ambiente saudável e harmonioso para que todos possam contribuir com a evolução do produto.

Simplicidade

Por que criar e desenvolver softwares enormes dentro de um plano rígido e pré-definido, se existe uma forma de alcançar os objetivos fazendo mais com menos? Em um cenário de instabilidade econômica, é imprescindível otimizar a estrutura e alcançar mais resultados com o menor esforço possível, eliminar o desperdício, lançar rápido e colher feedback rápido.

Usuários e Clientes em primeiro lugar

A maior prioridade de uma empresa ágil é entregar o que os usuários reais do produto precisam alinhado com as metas de negócio da empresa contratante. Para isso, é preciso apostar na entrega adiantada e contínua de um produto de valor, que faça sentido aos objetivos do parceiro. Dessa forma, todas as etapas de desenvolvimento levam em conta as preocupações e necessidades dos clientes.

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

[php snippet=5]