5 maneiras de empresas inovarem a partir de startups

Cristiano Kruel apresentou os 5 pontos no evento Corporate Startup Innovation da StartSe. Saiba tudo aqui

0
shares

Hoje, dia 12 de dezembro, acontece o evento “Corporate Startup Innovation Conference” da StartSe, que traz os melhores caminhos para grandes empresas fortalecerem seus negócios a partir de startups.

Para Cristiano Kruel, head de inovação da StartSe, o maior desafio que as empresas enfrentam ao trabalharem com startups é mudar a própria cultura. O contato entre startups e grandes corporações é feito de forma simples, através de uma fórmula: Corporate + Startup = Innovation. Mas, segundo Kruel, essa fórmula pode ser utilizada através em 5 maneiras:

1. Aprendizado

O aprendizado é uma das formas mais sutis de as empresas se envolverem com as startups. Como um dos principais ativos da Nova Economia, as startups trazem novas formas de trabalho e modelo de negócios capazes de transformar um ecossistema completo. Por isso, apenas o aprendizado advindo do contato já pode ser de grande valia para as corporações, que podem disruptar e melhorar os próprios negócios.

2. Aceleração

As corporações podem acelerar as startups, ou seja, também contribuir com essas empresas com sua experiência de vida, estabilidade e escalabilidade. Uma das grandes diferenças entre essas empresas é que as startups estão em constante crescimento – de forma até exponencial -, o que garante pouca estabilidade. A aceleração pode ser com ou sem equity, de acordo com o combinado entre a startup e corporação.

3. Investimento

Querendo ou não, as startups também são a concorrência, que está crescendo a cada ano. Por isso, investir em startups é uma forma de conquistar a concorrência, impulsionando-a e, ao mesmo tempo, fazendo parte do negócio.

4. Aquisição

Para algumas empresas, a aceleração e o investimento não é o suficiente. Quando isso acontece, startups podem se fundir com grandes empresas, trazendo totalmente o mindset de inovação para dentro da corporação. Com isso, as soluções da startup passam a ser incorporadas às corporações, que ganham e podem escalar a inovação, de acordo com suas experiências de negócio

5. Criação

Novas soluções são criadas todos os dias. Por isso, há casos de empresas que buscam startups que resolvam ou diminuam problemas recorrentes, ou que facilitem processos. Em alguns casos, elas ainda não existem – e as startups são criadas como um local seguro de experimentação, como parte da empresa, mas totalmente a parte dela. Criar uma startup é ter o mindset de inovação, a agilidade e a capacidade de experimentação totalmente voltados em melhorar e inovar a própria empresa.

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão da StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha em patrocinar os eventos da Startse, entre em contato no patrocinio@startse.com.

 

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários