Conheça o Seeing AI, app da Microsoft que descreve o mundo aos cegos

Isabella Carvalho

Por Isabella Carvalho

13 de março de 2019 às 10:13 - Atualizado há 3 anos

Logo Novo Curso

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h

Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Lançado em 2017 pela Microsoft, o Seeing AI é um aplicativo que descreve imagens, textos e objetos para pessoas com deficiência visual. A solução, que usa Inteligência Artificial para converter as informações em áudio, foi atualizada recentemente para que os usuários possam explorar as fotos tocando em pessoas e objetos dentro dela.

Para ativar as funcionalidades, é preciso tirar uma foto ou apontar a câmera para o local. “Esse novo recurso permite que os usuários toquem seus dedos em uma imagem para ouvir uma descrição de objetos dentro dela e a relação espacial entre eles”, disse Saqib Shaikh, engenheiro de software da Microsoft, em um comunicado.

O aplicativo também é capaz de descrever a aparência física das pessoas e até mesmo prever o seu humor. Além disso, pode ler documentos, reconhecer embalagens de produtos e imagens em outras plataformas, como e-mail, Twitter e Whatsapp.

“O Seeing AI proporciona às pessoas cegas ou com baixa visão uma maneira mais fácil de entender o mundo ao seu redor através das câmeras em seus smartphones. Seja em uma sala, em uma rua, em um shopping ou em um escritório — as pessoas estão usando o aplicativo para realizar de forma independente tarefas diárias como nunca antes”, disse Shaikh.

A partir de agora, o aplicativo também poderá ser usado em iPads. Segundo Shaikh, o suporte ao tablet é importante para aqueles que usam o Seeing AI em ambientes acadêmicos ou em outros contextos profissionais, onde não conseguem usar um dispositivo celular.