Conheça 7 empresas que souberam aplicar a Transformação Digital em seus negócios!

João Gobira

Por João Gobira

31 de março de 2020 às 17:44 - Atualizado há 5 meses

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

As grandes mudanças promovidas pelos inúmeros avanços tecnológico, ao longo dos últimos anos, já estão bem evidentes nos dias atuais.

E o impacto de toda essa revolução pode ser percebida na transformação do comportamento do consumidor que, de certa forma, vem assimilando a importância das inovações no dia a dia.

No meio empresarial, tal fenômeno ainda não deslanchou. E isso porque muitas organizações provenientes do sistema analógico, talvez não tenha entendido o significado da transformação digital nos negócios.

Quer aprender as melhores estratégias para vender mais pela internet? Então confira a imersão do curso APRENDA A VENDER PELA INTERNET E EXPANDA SEU POTENCIAL!

Aprenda a vender pela internet

Vale acompanhar este vídeo com o nosso CMO de marketing e nosso Head de Inovação sobre como a tecnologia vem impactando o mercado e os novos modelos de gestão:

É pertinente destacar que as inovações tecnológicas são essenciais para tais transformações, seja no âmbito privado como empresarial, de modo que muitas corporações, as quais mudaram seus processos, estão hoje colhendo bons frutos. 

Se você quer saber um pouco mais sobre a importância da transformação digital na empresa, acompanhe esta leitura até o final e descubra como algumas corporações conseguiram fazer com que o mundo digital ganhasse mais protagonismo nos negócios, melhorando cada vez mais seus resultados.

Por que a transformação digital é importante para as organizações?

Entenda a definição do termo e alguns modelos de negócio que se tornaram exponenciais

É relevante entender que, no meio corporativo, o processo não pode ser direcionado somente pela tecnologia, mas também pela estratégia da organização. 

Isso significa que os profissionais que compõem uma organização precisam estar abertos às mudanças necessárias dos processos, fazendo uma avaliação dos negócios da empresa, bem como uma reflexão acerca da magnitude da transformação digital na organização.

Todo processo de inovação digital de uma empresa necessita, do mesmo modo, priorizar inicialmente algumas áreas, recursos e procedimentos essenciais, tais como:

  • Ferramentas digitais: fazer uma análise das principais ferramentas existentes no mercado que, efetivamente, poderão auxiliar no processo de inovação da empresa; 
  • Reformular processos: promover reformulações de todos os sistemas internos, utilizando as ferramentas digitais;
  • Trabalhar a expansão: analisar possibilidades reais para explorar novos modelos de negócio e mercados;
  • Priorizar parcerias: investir na busca de novos parceiros e utilizar a tecnologia para reestruturar o relacionamento com as que já estão estabelecidas;
  • Valorizar a fidelização: trabalhar o aumento do sentimento de identificação de cada cliente com a respectiva marca e, utilizando ferramentas digitais, iniciar um processo de fidelização;
  • Processo de digitalização: iniciar o sistema de digitalização dos procedimentos para a criação de novas formas que venham comercializar um produto ou serviço atual;
  • Foco no comportamento: refletir sobre o desempenho e, assim, avaliar qual será o impacto de tal comportamento no processo de transformação digital da empresa.

Pilares da transformação digital

Teoria dos sistemas sociotécnicos (1949)

Basicamente, há três pilares que uma empresa deve aderir ao implementar uma transformação digital nos processos, que são: Experiência do Cliente, Processo Operacional e Modelo de Negócios. 

Confira nos tópicos abaixo os principais conceitos desse modelos inerentes ao sucesso empresarial moderno:

Experiência do Cliente

Toda empresa que quer inovar precisa investir em ferramentas que ofereçam mudanças relevantes e otimizem ainda mais a Experiência do Cliente

Trabalhar o negócio, tendo como perspectiva o usuário, é a bola da vez, visto que não é mais o preço ou o próprio produto o foco principal, mas sim a experiência. 

Quer aprender as melhores estratégias para vender mais pela internet? Então confira a imersão do curso APRENDA A VENDER PELA INTERNET E EXPANDA SEU POTENCIAL!

Aprenda a vender pela internet

Processo Operacional 

Sem dúvida, toda Companhia que sabe aproveitar as oportunidades geradas pela transformação digital, vai compreender e valorizar a automação dos processos, pois ela está estritamente ligado à melhoria da gestão, comunicação e o compartilhamento de dados dentro da organização.

Modelo de Negócios 

Essencial para qualquer organização, o Modelo de Negócios oferece várias vantagens para uma corporação, sendo que, dentre as principais, vale a pena destacar a possibilidade haver uma significativa redução de tempo de decisão de compra de um cliente. E isso porque tudo que era físico passa a ser digital, tal qual uma lojinha  física que se transforma em um big e-commerce.

Transformações que impactam no mercado

Liderança e gestão (1954)

A internet é um dos principais fenômenos de transformação da sociedade vigente tal como o motor elétrico se caracterizou como uma espécie de vetor da evolução tecnológica em plena era industrial.

Ambas foram essenciais e, no caso da internet, isso se encontra em pleno percurso, onde é possível notar uma sólida construção em torno de redes corporativas e pessoais, as quais são praticamente operadas por redes digitais.

No caso das empresas, o não reconhecimento da importância da digitalização nos negócios, deixando de pensar uma estratégia de transformação é, de fato, impor a si mesmo um obstáculo de mudança dentro de uma organização.

É pertinente ter em mente exemplos de empresas que não acompanharam as disrupções digitais, como foi o caso da Kodak que, por não se adaptar à evolução tecnológica, ao longo do tempo, acabou desaparecendo do mercado.

Por outro lado, temos dois exemplos atuais que estão relacionados às plataformas, que são Uber e Airbnb e que, de certa forma, são ferramentas que conseguem vincular partes. 

A Uber, por exemplo, conecta o usuário do táxi com o prestador de serviço e o curioso disso é que a empresa não possui frota de carros. O mesmo se dá com o Airbnb, onde pessoas utilizam a plataforma para oferecer seus imóveis para hospedagens.

7 exemplos de empresas que aplicaram a Transformação digital

Experiência de Hawthorne (1927-1932)

Considerando que os avanços da tecnologia proporcionam impactos significativos, não somente na sociedade, como também nas organizações em geral, é importante refletir acerca da urgência em automatizar processos para romper com o passado analógico.

Além disso, é interessante entender que para otimizar performance nos negócios, muitas empresas estão fazendo uso de diversas soluções tecnológicas.

Por isso, confira sete exemplos de empresas que promoveram transformações, a partir de novos processos digitais que, de certa forma, podem servir de inspiração para outras organizações que planejam a disrupção de seus negócios.

Víncula

Atuando no mercado há mais de 30 anos, a Víncula é uma multinacional brasileira que oferece produtos e serviços relacionados à área da saúde com padrão internacional de qualidade. 

Trata-se de uma organização que promove o bem-estar a partir da relação entre médico e paciente por meio de soluções em dispositivos acessíveis relacionados à ortopedia, coluna, trauma e crânio maxilo facial.

A implementação da transformação digital se deu por meio de processo ágeis para que fosse possível atingir níveis inéditos de organização de confiabilidade, uma vez que a empresa viu uma oportunidade de acelerar a implantação do projeto de digitalização dos processos e potencializar sua produtividade nas entregas de valor ao cliente, até mesmo para coibir esquemas de corrupção que envolvesse, por exemplo, empresas de implantes.

O resultado disso foi uma melhora no serviço, ou seja, a transformação dos processos viabilizou o reconhecimento e confiabilidade nas informações, bem como o pronto atendimento no processo de cotação, agenda e faturamento. 

WW

Conhecida outrora como Vigilantes do Peso, a WW é uma empresa de nutrição que conta com mais de 4 milhões de membros e que, com esforço para lançar mais produtos digitais, fez a mudança para o desenvolvimentos de software ágil e para a nuvem.

Muitos recursos digitais foram investidos para que, assim, fosse possível acomodar uma variedade de preferências que pudessem gerenciar a saúde como parte de um esforço contínuo, otimizando o alcance da marca e um melhor atendimento, relacionado aos conselhos nutricionais oferecidos a seus consumidores.

Dentre as diversas inovações promovidas pela WW, destaque para o Wellow, um aplicativo que pode ser acessados nas plataformas Amazon Alexa e Google Assistant, sendo que os usuários podem encontrar receitas e informações sobre calorias, além de gerenciar metas de perda de peso, por meio de comando de voz.

Nissan

Nos últimos anos, a montadora japonesa Nissan investiu na transformação digital de seus processos, como um local de trabalho totalmente digital, além de outras etapas que visam otimizar e unificar as unidades.

A empresa também direcionou seu foco para a otimização de sistemas ERP que proporcionam avanço das informações de forma segura entre os processos, permitindo insights de negócios, além de habilitar seus colaboradores para o uso de aplicativos corporativos em seus dispositivos móveis, tais como Outlook, Skype e Workday.

Sprint

Após anos reduzindo custos, a operadora de telefonia Sprint vem fazendo uma gradativa inovação tecnológica em seus processos, sendo que o foco principal está na análise de dados, com o intuito de haver uma melhoria significativa na experiência do cliente.

Quer aprender as melhores estratégias para vender mais pela internet? Então confira a imersão do curso APRENDA A VENDER PELA INTERNET E EXPANDA SEU POTENCIAL!

Aprenda a vender pela internet

E dentre as principais ferramentas que estão sendo usadas, destaque para o software de código aberto Elastic Stack, capaz de gerar 50 TB de dados por logs, e-mails, bancos de dados e outras fontes que avaliam, por exemplo, o desempenho do site da organização.

Os dados coletados são essenciais para acompanhar o desempenho das transações, desde a navegação básica até compras por telefone, além de atualizações online de consumidores. Tal acompanhamento é essencial para a análise de erros e para determinar quando e por que um cliente está abandonando uma transação.

ISS Brasil

Atuando tanto no setor público quanto privado, a ISS Brasil é uma multinacional prestadora de serviços que dispõe de 520 funcionários locados em unidades presentes em várias partes do mundo.

Setores relacionados à Serviços de Limpeza, Suporte, Propriedade, Catering, Segurança e Gestão de Instalações estão entre os principais atendimentos da ISS Brasil, sendo que, os primeiros processos de inovação digital na organização se deu na área de Recursos Humanos.

A empresa, no entanto, identificou a necessidade de uma ferramenta capaz de automatizar os processos, a fim de resolver o problema de controle das demandas geradas pelos funcionários para o RH, implementando, também, um canal único que viabilizasse a comunicação dos trabalhadores em campo com a matriz. 

Atlassian

A Atlassian é uma importante produtora de softwares empresarial que possui até hoje parceria direta com a Archana Rao da Veritas Technologies, a qual auxiliou na criação de uma base tecnológica que pudesse suportar o próximo surto de crescimento da empresa, incluindo aquisições.

Mas, para dar conta dos resultados satisfatórios, a Atlassian precisou, com o tempo, adquirir a OpsGenie, exigindo ainda mais da Rao, inclusive a criação de processos que pudessem suportar desde a integração de funcionários da OpsGenie até a integração de compras, vendas e outras operações.

Sicoob Coopercredi

Essa é uma organização que passou por algumas inovações, as quais resultaram em mudanças bem significativas. Trata-se de uma Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Municipais de São Paulo, Mauá e Ribeirão Pires.

A empresa notou a necessidade de estruturar novas estratégias organizacionais, a partir do mapeamento dos processos internos, o que levou a uma busca por ferramentas de automação.

Com tais implementações, a Sicoob Coopercredi conseguiu reduzir em até 72% o tempo de solicitação de serviços, além de eliminar 50% das impressões de documentos.

Mas, não foi apenas a melhoria da experiência do cliente que a Sicoob proporcionou, após a implementação de processos  digitais, ela também conseguiu dar mais eficiência ao trabalho dos gestores, bem como mais segurança e controle das informações, potencializando a rastreabilidade dos processos.