Com reconhecimento facial, policiais prendem cinco homens no Carnaval

Por Tainá Freitas
11 de março de 2019 às 13:05 - Atualizado há 2 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Cinco homens com mandado de prisão em aberto foram presos neste Carnaval devido à sistemas de reconhecimento facial. A iniciativa foi adotada pela primeira vez nas cidades de Salvador e Rio de Janeiro.
Em Salvador, um homem que estava vestido com roupas femininas para o bloco “As Muquiranas” foi preso na terça-feira (5). Ele estava foragido desde 2017, quando foi acusado de assassinato. O homem usava peruca, maquiagem e um chapéu na cabeça quando foi reconhecido pelas câmeras.
O sistema diagnosticou 94% de similaridade com a imagem no banco de dados da polícia e o homem foi abordado por policiais, que confirmaram sua identidade. Para a festividade, 12 câmeras foram instaladas em 42 barreiras policiais nos acessos aos circuitos Barra-Ondina, Campo Grande e Pelourinho.
No Rio de Janeiro
Já no Rio de Janeiro, quatro homens com mandado de prisão em aberto foram reconhecidos pelo sistema. Diferente do caso de Salvador, onde as próprias câmeras possuíam o software de análise, na capital fluminense 100 policiais analisavam em tempo real imagens de 28 câmeras.
Eles ficaram instalados no Centro Integrado de Comando e Controle e comparavam as imagens com fotos do banco de dados da Polícia Civil e do Detran. Além de pessoas, o sistema também reconhecia placas de veículos.
O reconhecimento facial foi capaz de identificar um adolescente que deveria estar cumprindo medidas socioeducativas. Além disso, um veículo roubado pôde ser recuperado devido à identificação da placa.
Segundo o anúncio, a Polícia Militar do Rio de Janeiro agora estuda implantar a tecnologia em escala, por considerá-la “aprovada no test drive”.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários