As 5 tecnologias para ganhar dinheiro no mundo da Nova Economia

Da Redação

Por Da Redação

28 de Maio de 2018 às 10:53 - Atualizado há 2 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

Estamos em um momento maravilhoso para empreender. Estamos entrando em uma Nova Era da economia que poderá trazer muito mais prosperidade e riqueza para todos. É uma oportunidade de ouro para todos nós, desde que nos adaptemos rapidamente e entremos nessa nova economia que está formando.

Há enormes oportunidades para ganhar dinheiro com essas cinco tecnologias distintas, seja trabalhando ou empreendendo em alguma delas. São elas: realidade aumentada (ou virtual), inteligência artificial, automação do trabalho, internet das coisas (IOT) e blockchain.

Abaixo, explicamos cada uma delas. Mas você pode começar a trilhar o caminho para se adaptar através deste especial que preparamos. Espero que você embarque nessa jornada conosco.

Fusão do digital com o real

Você já deve ter visto vídeos de pessoas usando óculos que mostravam para elas várias informações? Mapa, caminho e outras tantas coisas projetadas na visão da pessoa por conta desses óculos especiais.

Outra tecnologia impressionante que surge neste ambiente é o monitoramento contínuo de tudo através de câmeras inteligentes, que conseguem ler dados e metrificar o que precisa ser metrificado.
Vamos ter uma fusão muito forte da realidade e do mundo digital, o que chamamos de realidade aumentada.

Manutenção de fábricas ficará mais fácil, o desempenho dos estudantes vai melhorar conforme eles são monitorados, as pessoas vão ser mais produtivas e esporte ao vivo terá alguns dos mimos da TV (replay!)

A Microsoft aposta muito nisso com a Microsoft HoloLens e sai na frente neste segmento da economia.

Oportunidade de ganhar dinheiro: desenvolver aplicações para esse tipo de óculos nos mais diversos segmentos, como se fosse uma nova “revolução dos aplicativos”

Automação do trabalho

Uma boa parte da população mundial trabalha em empregos altamente repetitivos, de baixo conhecimento técnico e pouco uso da capacidade intelectual. Esse tipo de trabalho vai ser completamente eliminado nos próximos anos.

Teremos uma super automação do trabalho nos próximos anos, alimentada pela robótica e impressão 3D. O que puder ser impresso (como tênis) deverá ser feito na casa do consumidor mesmo, ou próximo disso. As pessoas passarão a comprar online e mandar imprimir em casa.

Já o que não pode ser impresso (um carro, por exemplo) será feito em fábricas que vão dispensar boa parte do trabalho humano. Isso deverá baratear radicalmente o custo de muita coisa, já que os custos de trabalho são relevantes para muitas indústrias.

Isso deverá gerar uma prosperidade sem precedentes, mas também pode gerar uma onda de desemprego mundialmente. O que pode ser “aliviada” através de iniciativas de distribuição de renda.

Oportunidade de ganhar dinheiro: desenvolver modelos para a nova indústria, tanto de produtos quanto de moldes

IOT – internet das coisas

Quando a internet surgiu, o trabalho de muita gente foi facilitado pelo fato de que, agora, poderíamos medir facilmente muita coisa, muito resultado. Pela 1ª vez na história, tínhamos dados que mostravam exatamente o impacto de um anúncio nas vendas, por exemplo.

Essa revolução de alguns anos atrás está surgindo novamente, só que desta vez não são apenas computadores e celulares conectados à internet. Vai ser sua televisão, sua geladeira, até a mesa da sua casa pode se tornar mais inteligente com a Internet das Coisas.

E isso vai abrir muitas oportunidades: e se sua geladeira sozinha pudesse contabilizar o que você possui e garantir que você nunca tivesse produtos faltando? Se empresas conseguissem medir o consumo para criar embalagens mais adequadas para as suas necessidades? Se sua casa se tornasse inteligente e fosse controlável apenas com o seu celular ou voz?

Por isso, falam que “dados são o novo petróleo”, no sentido que a indústria ao redor de dados será a dominante deste século. Há uma enorme quantidade de oportunidades neste campo, com certeza.

Oportunidade de ganhar dinheiro: softwares de gestão de dados, produção de hardware conectado com a internet das coisas

Blockchain

Confiança é praticamente a questão central de qualquer operação na economia – qualquer troca ou transação gira em torno de maneiras de garantir que tudo seja feito sem problemas, do dinheiro ao recibo. O Blockchain é uma tecnologia que surgiu para solucionar esse problema de maneira simples.

De maneira muito simplificada, é como se fosse “uma planilha de excel descentralizada”, que todo mundo tem acesso, mas que só aceita edição uma única vez, sendo visível para todos logo depois disso. Isso garante a confiança dentro da operação.

Essa tecnologia pode ser aplicada a muita coisa: da confiabilidade de eleições ao gerenciamento de dados, passando por transações entre países e controle da corrupção. Ou seja, alguns dos maiores desafios que o Brasil enfrenta podem ser resolvidos com a aplicação da Blockchain.

Oportunidade de ganhar dinheiro: criação de Blockchains para segmentos/setores específicos

Inteligência Artificial

Por fim, a “última tecnologia que precisamos desenvolver”: trata-se da Inteligência Artificial. Isso é especialmente bom, já que as inteligências artificiais poderão fazer muita coisa para a humanidade: de analisar dados e garantir a melhor aplicação deles até desenvolver novas inteligências artificiais.

Com a inteligência artificial, garantimos que um nível de automação nunca antes alcançado: basta ligar a máquina e esperar a “mágica” acontecer, ela mesmo vai entendendo o que precisa fazer e garantindo que tudo seja melhorado com o tempo.

Um exemplo simples é que com inteligência artificial, as cidades passarão a ter muito menos trânsito, já que os carros serão controlados de maneira autônoma e poderão se entender para diminuir os problemas. Outro é que elas mesmo poderão se aperfeiçoar e chegar a novos níveis de automação. Esse é o campo mais quente no momento.

Oportunidade de ganhar dinheiro: desenvolvimento de inteligência artificial para todos os segmentos

Baixe já o aplicativo da StartSe
App StorePlay Store


Cursos Startse para você iniciar: