Carro voador é testado e levanta voo no Japão: assista ao vídeo

João Ortega

Por João Ortega

5 de agosto de 2019 às 15:58 - Atualizado há 1 ano

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 22 a 25/Fev - 2021, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Nesta segunda-feira, foi realizado com sucesso o teste controlado de um carro voador no Japão. O protótipo da empresa NEC Corp levantou voo e, durante um minuto, ficou suspenso a cerca de três metros do chão, preso a um cabo e em uma área delimitada. As informações são do portal Kyodo News.

Neste teste, o veículo foi controlado remotamente, sem nenhum passageiro a bordo. O carro de 148 kg, quatro hélices e quase 4m de comprimento tem capacidade para carregar duas pessoas em testes futuros. O Japão estabeleceu como meta ter transporte aéreo urbano operando nas principais cidades em 2030. No entanto, é possível que a tecnologia possa ser adotada ainda mais cedo.

Embora seja responsável por este protótipo, a NEC não pretende ser uma fabricante de veículos voadores – para este fim, ela apoia a empresa de engenharia Cartivator. A NEC vai fornecer as tecnologias de hardware e software necessárias para garantir segurança e desempenho do transporte.

A Cartivator, que conta com outras apoiadoras de grande porte como Toyota e Panasonic, quer realizar demonstrações de carros voadores tripulados a partir das Olimpíadas de Tóquio, em 2020. O plano é massificar a produção dos veículos a partir de 2026.

O Brasil também tem planos para adotar carros aéreos no trânsito das grandes cidades. A Embraer desenvolve em conjunto com a Uber o veículo e já realiza estudos para gestão do tráfego aéreo urbano.