Califórnia autoriza testes de caminhões autônomos nas estradas

Isabella Carvalho

Por Isabella Carvalho

15 de abril de 2019 às 11:51 - Atualizado há 2 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A Califórnia anunciou, na última sexta-feira (12), que permitirá o teste de veículos de carga autônomos em estradas públicas do estado. De acordo com o DMV, Departamento de Veículos Motorizados do estado, a regulamentação, que passa a valer imediatamente, é voltada para caminhões leves, com peso inferior a 10.001 libras (cerca de 4,5 toneladas).

Com a nova regra, os VUCs (Veículos Urbanos de Carga), mini vans, picapes, vans ou outros veículos de entregas semelhantes poderão iniciar os testes. Por enquanto, caminhões mais pesados e ônibus não poderão usar a licença. As empresas interessadas em iniciar os testes devem solicitar uma autorização.

De acordo com o DMV, atualmente 62 companhias têm licenças válidas para testar carros autônomos com apoio de um motorista de segurança nas estradas públicas da Califórnia — entre elas Volkswagen, Mercedes, Tesla, Honda, Toyota e BMW.

De todas as empresas listadas, apenas uma tem permissão para testes sem motoristas: a Waymo. A unidade de carros autônomos do Google já circula com os carros na Califórnia há 10 anos. Os testes sem motoristas acontecem nos arredores de Mountain View, incluindo Sunnyvale, Los Altos, Los Altos Hills e Palo Alto.