BMW anuncia sistema que reconhece voz, gestos e olhares do motorista

Isabella Carvalho

Por Isabella Carvalho

25 de fevereiro de 2019 às 11:27 - Atualizado há 1 ano

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

A tecnologia tem tornado os carros cada vez mais inteligentes. Pensando nisso, a BMW está desenvolvendo um sistema com Inteligência Artificial para que a interação entre o motorista e seu veículo seja ainda mais intuitiva. Durante o Mobile World Congress, na Espanha, a montadora anunciou o BMW Natural Interaction, um sistema capaz de reconhecer comandos de voz, gestos e até mesmo olhares.

Com a solução, o motorista não precisa necessariamente falar em voz alta os comandos, já que o software pode detectar e executar automaticamente as instruções rastreando seus olhos. Por exemplo: se estiver sozinho, o usuário pode dizer em voz alta que deseja abrir o teto solar, mas se estiver com outras pessoas no carro ou com o som ligado, pode apenas fazer um gesto ou olhar para cima.

O motorista também poderá apontar para um botão e perguntar ao carro o que ele faz ou indicar um restaurante do lado de fora e pedir os horários de funcionamento e reserva. Para o futuro, a montadora ainda prevê que o sistema possa informar se é permitido ou não estacionar em um determinado local e quanto custará.

“As pessoas não precisam pensar em qual estratégia operacional usar para conseguir o que querem. Elas devem sempre poder decidir livremente – e o carro precisa entendê-las. A interação natural da BMW também é um passo importante para o futuro dos veículos autônomos, quando os conceitos de interiores não serão mais direcionados apenas para a posição do motorista e os ocupantes terão mais liberdade”, disse Christoph Grote, vice-presidente sênior da BMW, em um comunicado.

A princípio, o Natural Interaction será implementado no modelo iNext da BMW, apresentado em 2018 e com previsão de lançamento em 2021. O veículo será 100% elétrico, autônomo e equipado com diversas tecnologias, como um projetor para exibir o painel em qualquer lugar do carro e um assistente pessoal.