Criptomoedas são o futuro do dinheiro?

Avatar

Por CoinBene

1 de março de 2019 às 15:42 - Atualizado há 2 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

O mundo permanece em franca evolução. Cada vez mais, novas tecnologias são adotadas para tornar nossa vida mais fácil, de modo que consigamos resolver problemas do cotidiano de modo mais fácil e com menos intermediários.

Atividades que antes nos demandavam muito tempo, hoje são feitas com alguns toques na tela do smartphone. Visitas ao banco podem ser facilmente substituídas por operações realizadas nos caixas eletrônicos, internet banking e até mesmo pelos aplicativos que são desenvolvidos pelas instituições financeiras.

E as criptomoedas? Como elas podem contribuir para esse futuro?

Uma das principais vantagens das moedas digitais, como o Bitcoin, é a agilidade para o processamento de operações. Uma transferência em Bitcoin costuma levar entre 10 e 20 minutos, enquanto um TED leva cerca de uma hora para ser compensado. Já uma remessa internacional pode levar até três dias para ser processada.

Outra é proporcionada pela tecnologia blockchain, presente no Bitcoin e em boa parte das criptomoedas do mercado. Ela permite que as operações sejam realizadas com taxas menores do que as cobradas no mercado tradicional.

Isso acontece porquê as transações são realizadas de forma direta entre os usuários, sem a presença de intermediários. As operações com criptomoedas também são mais seguras, já que é impossível fraudar transações realizadas com ativos digitais que utilizam a tecnologia blockchain.

Além disso, como elas não são controladas por bancos ou instituições centralizadas, os entusiastas conseguem fazer reservas financeiras sem o risco de ter seu patrimônio confiscado por governos em casos de crises financeiras.

E o mundo tem reconhecido a importância desse tipo de ativo. A diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, ultimamente tem comentado a respeito dos ativos digitais, e destaca que eles são importantes para inserir mais pessoas ao sistema financeiro, além de proporcionarem segurança nas operações envolvendo dinheiro.

O primeiro-ministro de Malta, Joseph Muscat, também afirmou que criptomoedas, blockchain e Bitcoin são o futuro do dinheiro e das indústrias. Para o executivo, a tecnologia ajudará a filtrar bons frutos de negócios ruins.

E como nós podemos discutir esse tema?

É muito simples! O futuro do dinheiro será uma das pautas abordadas no Blockchain & Cripto Day powered by CoinBene! O evento acontece em 28 de março no Expo Center Norte, em São Paulo. Para mais informações sobre os palestrantes e ingressos, clique aqui.

Não fique fora dessa!

Leia também:

IR 2019: como declarar suas criptomoedas
Robôs: é vantajoso usá-los em negociações de criptomoedas?
Blockchain vai mudar mesmo o mercado financeiro?