As empresas vencedoras deveriam estar procurando ESTE tipo de profissional

Da Redação

Por Da Redação

27 de fevereiro de 2018 às 10:05 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Que tipo de profissional a sua empresa procura? Provavelmente você afirmou que é “o especialista, com muito conhecimento e experiência”. Contudo, as empresas que serão vitoriosas em seus segmentos no futuro estão contratando outro tipo de pessoa, aquela que tem interesse e disposição em aprender novas coisas e estar sempre adaptado e atualizado.

O profissional-modelo do século XX era aquele que tinha um enorme conhecimento técnico sobre o que ele se propunha a fazer. Mas era aquilo. Se você tirasse ele do ambiente “perfeito” para ele, era como tirar um peixe d’água. Ele se debate, debate, debate e acaba fracassando (no caso do peixe). Esse era um profissional com missão e ideologia muito bem definida e qualquer coisa que desviasse do que ele já entendia era um perigo para ele.

Só que o tempo mudou e esses profissionais estão sofrendo. Muitos deles foram demitidos nos últimos anos, conforme a crise econômica brasileira pressionava por cortes de pessoal (e eles se mostravam os melhores para serem cortados, justamente por se tornarem dispensáveis para as grandes empresas), e não conseguiram se recolocar no mercado de trabalho da maneira que desejavam. Muitos tiveram que aceitar uma queda de rendimentos gigantesca.

Eles foram gradualmente substituídos por outro tipo de profissional, de perfil mais empreendedor nas empresas que trabalhavam – muitos mais jovens, mas não necessariamente assim. E o que eu quero dizer com perfil empreendedor é que essas pessoas se atualizam com frequência, fazem o necessário para estarem sempre atualizados e já estão pensando nas próximas necessidades, tanto em suas carreiras profissionais quanto para ajudar as empresas nas quais trabalham e empreendem. São pessoas proativas, com muito mais garra e vontade, usualmente.

São pessoas que estão mais determinadas a buscar o sucesso onde quer que ele precise ser buscado. São pessoas mais inquietas, incansáveis! Não se apegam ao horário do trabalho, trabalham o que for necessário trabalhar e estão sempre fazendo cursos ou estudando por fora para se tornarem cada vez mais completos. Trabalham duro, pois sabem que este é o caminho do sucesso.

A Nova Economia é muito dinâmica e quem não se atualiza com constância está perdido. Seu conhecimento dura muito menos tempo atualmente. Antes, você podia dizer que conhecia algum segmento por décadas. Hoje, são poucos anos até que seu conhecimento se torne obsoleto.

Uma das frases mais fortes neste assunto é de Winston Churchill, primeiro-ministro do Reino Unido durante a 2ª Guerra Mundial: “melhorar é mudar. Ser perfeito é mudar com frequência”. Churchill, um homem a frente de seu tempo, teve que passar por isso: conhecido “cão-de-guerra”, ele teve que mudar seu discurso belicoso para o de um transformador da nação para voltar a se tornar o líder do seu país. A reinvenção lhe garantiu mais prestígio, que ele não teria se tivesse ficado parado e estático em uma época que já tinha passado.

A Nova Economia é muito dinâmica

Nessa altura do campeonato, você já viu várias matérias afirmando que milhões de empregos serão perdidos por conta da tecnologia e já entendeu que a maioria das profissões de amanhã nem existem. Sabe o que isso significa? Que uma mudança de proporções cataclísmicas está chegando no mercado de trabalho. E você vai precisar ser um profissional extraordinário para sobreviver a elas.

O que quer dizer isso? Que você precisa ser o segundo tipo de profissional, capaz de aprender constantemente para não ficar para trás. Provavelmente você vai precisar adaptar seu trabalho a uma mudança muito grande que a tecnologia trará (principalmente por conta do desenvolvimento de inteligência artificial) e isso envolve repensar seus hábitos. Principalmente se o seu trabalho for, um pouco, manual.

Estamos movendo para uma sociedade em que o trabalho é muito mais intelectual, com cada vez menos necessidade para realizar tarefas repetitivas e mais necessidade de saber colocar a tecnologia trabalhar em teu favor, analisar dados e fluxos e conseguir transformar essa informação em algo útil para o negócio. Haverá mudanças significativas em todos os segmentos nos próximos anos.

Era da informação

Uma das características marcantes da época em que vivemos é o fato de que temos cada vez mais informações a respeito de tudo e cada vez mais acessíveis. O celular é um grande hub para todas elas e é de fácil acesso. Você pode pesquisar e sanar uma dúvida em questão de segundos.

Além disso, cada atividade humana hoje em dia gera-se uma quantia extraordinária de dados que podem ser analisados e digeridos com frequência, melhorando dezenas de processos constantemente. Esses dados são figuras centrais em qualquer nova jornada profissional que você resolver embarcar.

Aprender nunca foi tão barato: se antes você precisava pagar dezenas de milhares de reais em qualquer curso de atualização, hoje os bons cursos custam algumas centenas de reais (quando não são gratuitos). Atualizar-se, essa necessidade cada vez mais urgente, é uma coisa cada vez mais fácil também – o que é um alívio para a maioria das pessoas.

Seja extraordinário

Ser um profissional extraordinário passa muito por aceitar que fazer mais do mesmo é o caminho do fracasso. Trazer novidades e ser proativo é uma necessidade imensa dos dias atuais para que você vire a pessoa que todas as empresas precisam (inclusive a sua, caso você seja empreendedor). Isso é ser extraordinário, que é o que todo mundo deveria ao menos tentar ser.

Estamos promovendo uma série com três bestsellers para te ajudar a alcançar novos patamares: Augusto Cury, Maurício Benvenutti e Ricardo Geromel. Eles estarão juntos contigo nesta série para que você se torne uma pessoa e um profissional extraordinário – compreendendo a si mesmo, a economia e o mindset que transforma as pessoas em grandes profissionais, empreendedores e seres humanos. Para acessar a série e conhecer essa iniciativa, clique aqui.