Por que a Apple já não é a empresa mais inovadora do mundo

Por Tainá Freitas
20 de fevereiro de 2019 às 16:45 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A Apple foi coroada, no ano passado, a empresa mais inovadora do mundo, segundo a Fast Company. Agora, o ranking anual da revista a rebaixa para o 17º lugar – um reflexo das transformações que a empresa tem sofrido nos últimos tempos.
Para a Fast Company, a melhor aposta feita pela Apple no ano passado não foi um iPhone ou iPad. Foi, na verdade, o chip A12 Bionic. O componente já presente nos novos iPhones trazem uma “performance dramaticamente mais rápida, menor consumo de bateria e mais fôlego para aplicações com inteligência artificial, realidade aumentada e fotografia de alto nível”.
Os iPhones, produtos carros-chefe da empresa, não têm sido o destaque há um tempo. O impacto foi sentido no bolso: a receita dos smartphones caiu 15% em relação a 2017. Um dos motivos atribuídos por Tim Cook é que as pessoas têm trocado menos de celulares. Para a Fast Company, os chips podem ser o empurrão que a empresa precisa para criar “novas experiências”.
O ranking de 2018
A empresa foi destaque no ano passado principalmente por estar colhendo os frutos de 2017. Este foi o ano em que lançou os AirPods (fones de ouvido sem fio), o smartwatch Apple Watch Series 3 (que acabou se tornando um dos mais vendidos) e o iPhone X.
Já no ranking de 2018, a Fast Company havia notado o potencial dos chips e processadores dos iPhones e iPads. Agora, a revista enxerga usos para além do que a empresa está realizando hoje.
Hoje, a companhia fundada por Steve Jobs parece estar se afastando do que a tornou a empresa mais inovadora de 2018 – os hardwares. A Apple está cada vez mais focada em serviços, com o Apple Music, além de estar preparando seu próprio Netflix e um serviço semelhante focado em notícias.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários