Augin: o aplicativo que usa tecnologia 3D para a construção civil

Por José Eduardo Costa
29 de março de 2019 às 12:54 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
O administrador de empresas Juan Carlos Germano, sócio-diretor da Pauluzzi, fabricantes de blocos cerâmicos, lançou o aplicativo AUGIN, nesta sexta-feira (29), na Construtech Conference. O aplicativo utiliza a tecnologia de realidade aumentada na área de construção civil. Com ele, é possível visualizar em 3D plantas de apartamentos, mover paredes de lugar para experimentar opções de planta em um apartamento, ou conhecer detalhes técnicos sobre os materiais utilizados em uma obra.
O lançamento do aplicativo AUGIN é parte de uma jornada que Juan Carlos começou na Pauluzzi há quase 20 anos. A fabricante de blocos cerâmicos foi fundada em 1928, no Rio Grande do Sul, e com o passar das décadas conquistou a liderança no seu ramo de atuação. “Quando isso aconteceu, no início da década de 2000, passamos por um período de questionamentos, com a liderança de mercado veio a preocupação de inovar, pois não teríamos mais a quem copiar”, disse Juan Carlos.
Juan Carlos passou então a liderar os esforços para trazer novas tecnologias para a Pauluzzi. Até aquele momento, toda a carreira do administrador de empresas havia sido direcionada para a gestão do negócio. Com o novo desafio, diz o administrador, veio a necessidade de conhecer as tecnologias que poderiam ser aplicadas à construção. Por sugestão de um amigo, Juan Carlos foi para o Vale do Silício, nos Estados Unidos, para estudar aplicações de softwares na área de construção. Lá, conheceu a realidade aumentada.
“Naquele momento, consegui compreender que havia a possibilidade de modificar a experiência dos nossos clientes, fornecedores e parceiros”, diz Juan. De volta ao Brasil, Juan Carlos e um time de desenvolvedores começou a trabalhar em projetos de realidade aumentada. “O começo foi doloroso, mas persistimos apesar dos vários erros.”
O AUGIN trabalha com a tecnologia de realidade aumentada e com fluxos automáticos, por meio de plugins, para o envio de arquivos de imagem em 3D, possibilitando a visualização dos modelos em escala real no ambiente. Com ele, qualquer profissional que quiser utilizar realidade aumentada em seus projetos tem o app a disposição. O aplicativo está disponível na Google Play e App Store.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários