Amazon planeja lançar 3 mil satélites para dar acesso mundial à internet

Por Tainá Freitas
5 de abril de 2019 às 12:27 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A Amazon está planejando lançar 3.236 satélites de internet para a órbita terrestre. O objetivo é de fornecer internet para comunidades que não possuem acesso ao redor do mundo. O projeto é chamado de “Project Kuiper”.
Os satélites são os dispositivos escolhidos porque podem viabilizar um maior alcance de internet por um custo mais baixo e com pouca latência. A empresa não informou se irá construir os próprios satélites ou irá adquiri-los de terceiros. O fato de Jeff Bezos ter uma companhia focada em exploração espacial, a Blue Origin, pode contribuir para o projeto.
O envio dos satélites ao espaço dependerá da aprovação da Federal Communications Commission, agência governamental de comunicação dos Estados Unidos. Segundo o The Verge, a Amazon pretende lançar satélites para cobrir o equivalente a 95% da população da Terra. Os dispositivos serão lançados em três diferentes altitudes, formando algo semelhante a uma constelação.
Iniciativas semelhantes
A Amazon não é a primeira empresa a desenvolver um projeto com satélites de internet. A SpaceX, de Elon Musk, informou em outubro do ano passado que planeja lançar seus satélites (que possuem o mesmo fim) até junho de 2019.
O Facebook também estava com uma iniciativa semelhante em 2016, com o intuito de fornecer internet ao projeto Internet.org. A SpaceX também estava inclusa nessa missão, sendo a responsável em lançar os satélites para o espaço – e acabou tendo um incidente de explosão do próprio foguete em meio aos testes.
Para empresas como a Amazon, Facebook e SpaceX, fornecer internet globalmente é importantíssimo para seus negócios, que são totalmente baseados na rede. Para essas empresas, cada novo indivíduo com acesso à internet pode ser um cliente em potencial – seja para fazer compras ou usar redes sociais.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários