Amazon coloca machine learning a serviço de profissionais da saúde

Por Isabella Carvalho
30 de novembro de 2018 às 08:51 - Atualizado há 2 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A Amazon anunciou, na terça-feira (27), o lançamento Amazon Comprehend Medical, que usa machine learning para identificar e extrair dados de registros dos pacientes. O serviço vai ajudar profissionais da saúde, seguradoras, pesquisadores e empresas farmacêuticas a melhorar a tomada de decisão clínica, a agilizar as prescrições de tratamentos e o gerenciamento de exames médicos.
O Comprehend Medical usa um software na nuvem e análise prescrições, anotações e outros documentos médicos, organizando informações sobre diagnósticos, tratamentos, dosagem de medicamentos e sintomas. Hoje, segundo a companhia, a maioria dos dados são armazenados de forma não estruturada – e com a solução isso mudará.
O serviço poderá “ler” o texto e, em seguida, identificar e agrupar as informações médicas contidas nele. Segundo a empresa, os dados também poderão futuramente ajudar o paciente a administrar sua própria saúde, gerenciamento medicamentos e agendando visitas com mais facilidade.
Em um post de blog da AWS, a empresa afirma que o programa pode “identificar condições médicas, condições anatômicas, detalhes de exames médicos” em uma variedade de documentos. Um usuário simplesmente insere o termo de interesse no Comprehend Medical, que então “lê” o texto e extrai termos médicos relevantes, bem como informações de saúde do paciente.
A companhia já está estudando uma parceria com a Roche Diagnostics, empresa farmacêutica e de diagnósticos com sede na Suíça, e com o Fred Hutchison Cancer Research Center, em Seattle.
“Para pacientes com câncer e pesquisadores dedicados a curá-los, o tempo é o recurso limitante. O processo de desenvolvimento de ensaios clínicos e sua conexão com os pacientes certos exige que as equipes de pesquisa analisem e classifiquem a montanha de dados de registros médicos não estruturados”, disse Matthew Trunnell, CIO do centro de pesquisa, em um comunicado.
Em junho deste ano a Amazon adquiriu a farmácia online dos Estados Unidos PillPack – o que reforça a entrada da companhia no setor de saúde.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários