Alibaba irá lançar aplicativo de restaurantes e entrega de refeições

Tainá Freitas

Por Tainá Freitas

17 de abril de 2019 às 08:45 - Atualizado há 2 anos

Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

A Alibaba anunciou, no Shanghai Auto Show, que construirá aplicativos para que as pessoas escolham restaurantes, entrem na fila e façam os pedidos através de comandos de voz, sem sair do carro. A expectativa é que os motoristas utilizem aplicativos da empresa acessados no próprio painel de controle dos veículos.

Os aplicativos não serão desenvolvidos pela própria Alibaba, mas por terceiros. Eles rodarão no sistema operacional da empresa, o AliOS. Além do e-commerce, a empresa é conhecida por seus “super aplicativos”, como o AliPay.

No entanto, a expectativa é que os aplicativos para os carros sejam simples, para que sejam acessados mais rápida e facilmente. Segundo o TechCrunch, a novidade deve ser lançada em breve, mas ainda não há data definida.

Esse não é o primeiro investimento da Alibaba no setor automotivo. O e-commerce chinês se uniu com a Tencent e montadoras para criar um fundo de US$ 1,5 bilhão e investir no mercado de corridas por aplicativo.

Comandos de voz em automóveis

E a Alibaba também não é a primeira empresa a trazer os comandos de voz para os veículos. A Amazon lançou, no ano passado, o Echo Auto – seu dispositivo com a assistente pessoal Alexa específico para carros.

Ao utilizar comandos de voz nos veículos, os usuários podem se beneficiar de fazer atividades que antes necessitavam tirar as mãos do volante – como o próprio exemplo de procurar por um restaurante. Não existem dúvidas de que esse é um mercado gigantesco: o Echo Auto vendeu 1 milhão de dispositivos antes mesmo de seu lançamento. Entenda porque a tecnologia de voz é uma das maiores tendências da atualidade.