Alexa agora demonstra emoções e pode interagir com alegria, tristeza e empatia

Por Isabella Carvalho
27 de novembro de 2019 às 12:47 - Atualizado há 1 ano

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Com o objetivo de aprimorar as interações da Alexa com seus usuários, a Amazon desenvolveu novos recursos para a assistente pessoal. A companhia anunciou, nesta quarta-feira (27), que o dispositivo será equipado com novas opções de vozes. “A partir de hoje, a Alexa poderá responder com um tom feliz/animado ou desapontado/empático para usuários dos Estados Unidos”, afirmou Catherine Gao, desenvolvedora da empresa, em um comunicado.
Segundo Gao, os recursos deixarão as experiências mais intuitivas. “Você ainda poderá fazer com que a Alexa responda perguntas com um estilo de fala mais adequado para um tipo específico de conteúdo”, ressaltou. A desenvolvedora citou o modo notícias, com um tom de voz nítido e forte, e o música, mais lento e descontraído.
Por trás das emoções
Os novos recursos usam a tecnologia Neural Text-to-Speech (Conversão de texto em fala neural). “A Alexa poderá responder em tom alegre e animado quando um usuário ganha um jogo. Da mesma forma, poderá falar de maneira desapontada quando o seu time favorito perde”, exemplificou Catherine.
As emoções são divididas em alta, média e baixa intensidade, alterando aspectos como entonação, tempo de pausa e destaque de palavras. Segundo a programadora, a novidade já foi testada com sucesso. “O estilo de notícias foi percebido como 31% mais natural do que a voz padrão da Alexa e o estilo música foi 84% mais natural”, ressaltou.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários