Hello: Orkut quer repetir receita de sucesso e tornar redes sociais “felizes de novo”

Para o fundador do Orkut, as pessoas nunca estiveram mais infelizes e sozinhas — e ele deseja resolver esse problema com a rede social Hello

0
shares

Para Orkut Buyukkokten, fundador da rede social homônima, as pessoas nunca estiveram mais infelizes e sozinhas. “A tecnologia deveria supostamente nos conectar, mas algo inesperado aconteceu durante o caminho. Começamos a compartilhar histórias que não são verdadeiras”, disse no Silicon Valley Conference da StartSe que acontece neste sábado (30). Acabar com a disseminação de notícias falsas, por exemplo, é uma das principais desafios do Facebook hoje.

A primeira rede social que se tornou popular mundialmente foi o Orkut, criada em 2004 pelo engenheiro de software turco. Na época, ele trabalhava no Google e estudava em Stanford. Hoje, criou-se um ecossistema de opções com diversas finalidades. Há espaço para quem queira compartilhar imagens e vídeos, trocar mensagens, marcar encontros...

Mas, além da escala, Orkut defende que as redes trouxeram um grande impacto socioemocional. “As pessoas começaram a se comparar com as outras. Todos os dias recebemos atualizações que não queremos e que não estamos preparados”, comentou. Para diminuir o problema, o Instagram lançou, recentemente, uma série de medidas para combater bullying. Mas o empreendedor acredita que a solução do problema está na criação de uma nova opção — e fundou a “Hello”.

A “Hello Network” tem o objetivo de conectar pessoas com outros indivíduos e conteúdos que “tem a ver com suas paixões”. “Podemos mudar as redes sociais e nos cercar de amor e sermos felizes novamente”, afirmou. A Hello já está disponível no Brasil e, de acordo com Orkut, os principais interesses dos brasileiros são: música, animais, café, carros, jogos e futebol.

Como na rede social finada Orkut, a Hello possui diversas comunidades – e, ironicamente, algumas fazem alusões a outras redes. “Zap Zap do Hello”, “Fã da Netflix”, “Novas Amizades”, “Viciados em Instagram”, “Orkut Nostalgia” “Namoro ou Amizade” são algumas das opções disponíveis na plataforma.

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários