MIT cria “robô cientista” capaz de realizar e acompanhar experimento

Com 100 mil experimentos realizados em um ano, o Intelligent Tow Tank completa, a cada duas semanas, o equivalente ao trabalho de um aluno em um doutorado

0
shares

Depois de criar robôs que se transformam em pontes e soluções para a área da saúde, os cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) inovaram mais uma vez. Dessa vez, desenvolveram um robô capaz de realizar e acompanhar um experimento. A novidade foi anunciada em um artigo publicado nesta quarta-feira (27).

O Intelligent Tow Tank (ITT) — nome dado ao novo ajudante — foi criado para observar o comportamento de substâncias fluidas em condições de repouso ou de movimento. Mais precisamente, o robô acompanha o fenômeno de vibração induzida por vórtices (VIV) — problema que ocorre dentro do campo de mecânica de fluidos.

Além de executar a tarefa de arrastar objetos pela água, ele também analisa, de forma inteligente, o andamento do experimento, coletando dados e acionando sensores que podem alterar os movimentos de acordo com as necessidades. O ITT também executa um algoritmo de aprendizado para gerar insights e prever os próximos passos.

A solução já realizou 100 mil experimentos em um ano. Segundo os pesquisadores, a cada duas semanas, o ITT completa o equivalente ao trabalho de um aluno de doutorado, que dura em média quatro anos. Para o futuro, o objetivo é usar o robô durante testes sequenciais em novas áreas, como mecânica sólida.

“Ao fazer isso, demonstramos uma potencial mudança de paradigma na realização de pesquisas experimentais, em que computadores, robôs e humanos podem colaborar, em tempo real, para acelerar as descobertas científicas”, escreveram os pesquisadores.

Imagem: Niall Kennedy

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários