Yandex inicia testes com robôs autônomos de entregas na Rússia

Tecnologia pode ser o início de uma transformação em um setor que ainda é extremamente analógico

0
shares

A Yandex, empresa russa de tecnologia, anunciou que começou a testar um robô autônomo de entregas para pequenas cargas. Chamado Yandex.Rover, o veículo é equipado com seis rodas e pode navegar a partir de rotas pré definidas nas calçadas na velocidade de um pedestre, segundo descrição da empresa. O projeto faz parte da divisão de tecnologia autônoma da companhia.

No Brasil, o iFood começa a testar o uso de robôs autônomos, a partir de janeiro de 2020, para facilitar e agilizar o trajeto dos entregadores em ambientes controlados, como levar a refeição pronta do restaurante de um shopping a um entregador em um ponto de encontro.

Já na Russia, os robôs da Yandex estão transportando pequenos pacotes nas instalações da sede da empresa, em Moscou, com mais de 7 mil funcionários. Durante os testes, eles estão se circulando sob supervisão remota. Com o uso de sensores LIDAR (Light Detection And Ranging), os robôs são capazes de reconhecer objetos, parar para pedestres e evitar obstáculos.

“Acredito que robôs como esse terão uma variedade de aplicações em um futuro próximo. Eles podem, por exemplo, tornar-se indispensáveis ​​para a entrega da 'última milha'”, afirmou Dmitry Polishchuk, chefe de direção autônoma da Yandex, em um comunicado.

No futuro, a empresa planeja usar o Yandex.Rover em seu serviço de delivery de restaurantes, o Yandex.Eats, e também na divisão de entregas de supermercados, a Yandex.Lavka. A companhia ainda divulgou que pretende comercializar a solução para outras empresas após o período de testes, beneficiando “milhões de usuários”.

 

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários