Startup israelense produz carne no espaço a partir de células bovinas

Aleph Farms buscou a comprovação de que é possível usar a bioimpressão 3D, mesmo em condições adversas, para produzir carne de forma mais sustentável

0
shares

Usar tecnologia avançada para produzir carne de formas alternativas é uma tendência crescente no mundo das startups. Enquanto diversas empresas que imitam carne com ingredientes vegetais já estão se consolidando no mercado – casos de Beyond Meat, Impossible Foods, Fazenda Futuro, entre outras – algumas buscam alternativas para produzir o alimento a partir de células animais. Neste segundo exemplo está inserida a startup israelense Aleph Farms, que usa bioimpressão 3D com células bovinas para gerar tecido muscular (carne).

Descubra como Israel se tornou a nação das super startups: participe da Missão Israel!

De forma simplificada, portanto, a Aleph Farms imprime carne bovina em laboratório. Com isso, a empresa pretende ter uma produção mais sustentável do que a pecuária, mesmo em condições adversas. Para provar o conceito, a startup realizou um experimento na Estação Espacial Internacional no início deste mês.

“Estamos trabalhando em um novo método para produzir a mesma carne, mas de uma maneira que use menos da metade dos gases de efeito estufa”, diz Didier Toubia, cofundador e presidente da startup, à Bloomberg. “O experimento no espaço mostra que a carne pode ser cultivada nas condições mais adversas, ou seja, em qualquer lugar, a qualquer hora e para qualquer pessoa”.

Neste sentido, a startup quer levar a solução para lugares remotos da Terra, onde a criação de gado seria inviável. Jonathan Berger, da aceleradora The Kitchen, que é parceira da Aleph Farms, diz que “a missão de fornecer acesso à nutrição de alta qualidade a qualquer hora e em qualquer lugar de maneira sustentável é um desafio crescente para todos os seres humanos”. A expectativa é de que a carne da empresa israelense chegue ao mercado consumidor em cerca de três anos.

A alimentação no espaço, embora não seja prioridade da startup neste momento, também é um mercado potencial para a bioimpressão 3D. Esta tecnologia é desenvolvida pela empresa russa 3D Bioprinting Solutions, parceira da Aleph Farms.

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários