As 18 profissões da indústria que mais irão crescer no Brasil até 2023

Estudo elaborado pelo SENAI apresenta as tendências da indústria nacional para os próximos quatro anos

0
shares

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) divulgou, nesta segunda-feira (12), um estudo sobre as tendências para o futuro do trabalho no Brasil nos próximos quatro anos. O Mapa do Trabalho Industrial 2019-2023 aponta que as maiores taxas de crescimento de novos empregos serão para áreas que têm a tecnologia como base. Ao todo, a pesquisa aponta para mais de 33 mil vagas abertas no período no setor industrial.

As tendências do futuro do trabalho estarão no RH Day da StartSe. Saiba mais!

É interessante verificar que haverá, até 2023, um crescimento médio de 8,5% em empregos relacionados à indústria, sendo que a ocupação que terá mais novas oportunidades (em percentual) é a de condutor de processos robotizados. Ou seja, o desenvolvimento da automação de processos será responsável por criar mais empregos do que extinguir, pelo menos a curto prazo, no Brasil.

“O mundo vive a 4ª Revolução Industrial e o levantamento mostra que o Brasil, mesmo diante das dificuldades econômicas, está se inserindo aos poucos na Indústria 4.0”, avalia o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi.

O estudo também constata a necessidade de qualificação profissional para mais de seis milhões de pessoas em diversas áreas para se adequarem ao futuro do trabalho nos próximos quatro anos. O SENAI oferece cursos neste sentido, incluindo voltados a ciber segurança, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e computação em nuvem (os dois últimos em parceria com Microsoft e Amazon).

Veja, abaixo, as 18 profissões que mais vão crescer no Brasil até 2023:

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários