Pixel 4, novo celular do Google, terá sensor de movimentos e reconhecimento facial

Com os novos recursos, os usuários poderão desbloquear o dispositivo de forma rápida e ativar diversas funcionalidades acenando com a mão

0
shares

O Google anunciou, nesta segunda-feira (29), novos detalhes sobre o Pixel 4, smartphone que será lançado pela companhia no final do ano. Em um vídeo, a empresa mostra dois recursos que, segundo ela, tornam o celular mais útil e representam o próximo passo em sua visão de computação ambiental — em vários dispositivos se conectam em um único ambiente. 

O primeiro deles é o Motion Sense. Nos últimos cinco anos, a empresa vem trabalhando no Soli, um radar na parte superior do Pixel 4, que detecta pequenos movimentos ao redor do telefone, combinando algoritmos de software e hardware exclusivos para reconhecer gestos e detectar quando o usuário está por perto.

“O Pixel 4 será o primeiro dispositivo com o Soli, alimentando nossos novos recursos do Motion Sense para permitir que você pule músicas, adie alarmes e silencie chamadas telefônicas, apenas acenando com a mão”, afirmou Brandon Barbello, gerente de produtos do Pixel, em um comunicado.

O segundo recurso anunciado é o Face unlock, de reconhecimento facial. Segundo Barbello, a companhia está desenvolvendo a funcionalidade de maneira diferente. “Outros telefones exigem que você levante o dispositivo, posicione-se de certa forma, espere desbloqueá-lo e, em seguida, deslize o dedo para chegar à tela inicial. O Pixel 4 fará tudo isso de uma forma muito mais simplificada”, ressaltou o executivo.

Assim que o usuário pegar o smartphone, o Soli ativará os sensores que reconhecerão um possível desbloqueio. Se os algoritmos confirmarem a identidade, o telefone será liberado. O recurso poderá ser usado para pagamentos e autenticações, e funcionará em qualquer orientação — mesmo de cabeça para baixo, segundo Barbello. 

O executivo ainda afirmou que segurança e privacidade são princípios fundamentais para o Pixel. “As imagens usadas para o desbloqueio facial nunca serão salvas ou compartilhadas com outros serviços do Google. Para proteger sua privacidade e segurança, seus dados de rosto serão armazenados com segurança no chip de segurança Titan M do Pixel. Da mesma forma, os dados do sensor Soli também serão processados ​​no seu telefone e nunca serão salvos ou compartilhados com outros serviços”. 

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários