“A Amazon destruiu a indústria de varejo”, diz Secretário de Tesouro dos EUA

Por Tainá Freitas
24 de julho de 2019 às 15:49 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
“A Amazon destruiu a indústria do varejo”, disse Steven Mnuchin, Secretário de Tesouro do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, em entrevista à CNBC. O Departamento de Justiça do país anunciou, nesta terça-feira (23), que irá realizar uma revisão antitruste com grandes empresas de tecnologia – o que inclui a Amazon, Alphabet (holding do Google) e Facebook.
“Se você olhar para a Amazon, embora tenha alguns benefícios, eles destruíram a indústria de varejo nos Estados Unidos, então não há dúvidas de que eles possuem uma competição limitada”, afirmou Mnuchin na entrevista.
Uma das críticas do secretário é o impacto da varejista em pequenos negócios. De acordo com ele, o Walmart não tem o mesmo peso do que a Amazon nos concorrentes, mesmo também sendo uma gigante no varejo. “As pessoas tiveram essas preocupações sobre o Walmart. Walmart desenvolveu um negócio no qual pequenos negócios podiam continuar competindo com eles”, disse.
Participe do futuro do varejo e do e-commerce no VarejoTech Conference
A Amazon escreveu à CNBC em resposta. A empresa afirmou que pequenos e médios negócios estavam ascendendo junto com a Amazon. A varejista possui um marketplace em que concorrentes podem realizar vendas em troca de comissões. “Hoje, vendedores independentes possuem mais de 58% da receita típica de vendas na Amazon, e as vendas deles cresceram duas vezes mais rápido do que as nossas próprias, totalizando US$ 160 bilhões em 2018”.
Mas o marketplace da Amazon é motivo de preocupação inclusive fora dos EUA. Comissão da União Europeia anunciou, na semana passada, a abertura de uma investigação para verificar se a empresa estaria usando dados de vendas dos concorrentes.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários