Inteligência artificial do Facebook supera profissionais de poker em jogos

Após 10 mil rodadas vencidas pela I.A, funcionário do Facebook acredita que a tecnologia pode mudar a forma como profissionais jogam

0
shares

10 mil rodadas no poker em 12 dias e a Pluribus, inteligência artificial do Facebook, foi capaz de vencer dois campeões mundiais no jogo. A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Universidade Carnegie Mellon.

Os dois primeiros oponentes foram Darren Elias, quem mais possui títulos do “World Poker Tour”, e Chris Ferguson, vencedor de seis WSOP (World Series of Poker). Cada profissional jogou 5 mil rodadas contra a Pluribus.

Em outro experimento, o Pluribus jogou contra cinco pessoas – ganharam mais de US$ 1 milhão com o poker -, e foi vitorioso novamente. A modalidade jogada foi a Texas Hold’em, a mais popular do poker, em que os jogadores possuem duas cartas nas mãos.

“A habilidade de superar outros cinco jogadores em um jogo tão complicado abre novas oportunidades para utilizar inteligência artificial na resolução de uma grande variedade de problemas reais”, conta Tuomas Sandholm, professor de computação científica da universidade. Ele desenvolveu o Pluribus com Noam Brown, cientista do Facebook que está finalizando o doutorado na Carnegie Mellon.

O funcionário do Facebook acredita que a performance e as estratégias de Pluribus podem mudar a forma como profissionais jogam poker. A Pluribus apostou, diversas vezes, com o “donk betting” – manobra em que o jogador termina uma rodada igualando a aposta e já começa apostando na próxima. A donk bet é vista como negativa ou fraca por muitos jogadores.

Inteligência artificial blefa?

Não pense no “Eu, robô”, em que o robô está tentando se adaptar as emoções humanas. A Pluribus é capaz de blefar – e ganhar com isso. Veja um vídeo:

Essa não é a primeira vez que a inteligência artificial supera humanos em jogos. Já fomos superados no xadrez, por exemplo, e no Go, versão chinesa mais complexa. No entanto, a diferença é que nesses jogos os participantes lidavam com todas as peças em mãos. No poker, é preciso lidar ainda mais com o imprevisível – como não saber quais as cartas irão virar ou o que seus oponentes têm em mãos.

IA aplicada aos negócios

Os principais experts em Inteligência Artificial do Brasil juntos com a StartSe farão uma Série de Conteúdos Especiais, ao vivo, abordando tudo o que você precisa saber (e os principais mitos que você deve ignorar) para entender e dominar a tecnologia mais importante deste século, e começar a aplicar isso no seu negócio. Inscreva-se aqui.

Junte-se a mais de 400.000 Empresários e Profissionais Para Conhecer os Negócios Mais Disruptivos do Mundo!

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Investimentos
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema

Comentários