Toyota anuncia testes com Prius equipado com painel solar

O sistema está sendo fabricado pela Sharp, terá 0,03 mm de espessura, fornecerá cerca de 860 watts de potência e pode adicionar ao veículo até 44,5 km de autonomia por dia

0
shares

A Toyota está testando um novo sistema de painel solar para o seu modelo Prius. Segundo a montadora, até o final de julho deste ano, o veículo será testado em estradas públicas de Aichi, em Tóquio. Os dados serão obtidos e verificados para o desenvolvimento de uma versão final de um sistema integrado. O anuncio foi feito pela montadora japonesa na última quinta-feira (4). 

De acordo com a companhia, o painel poderá adicionar ao veículo até 44,5 km de autonomia por dia. O sistema está sendo fabricado pela Sharp, terá 0,03 mm de espessura e fornecerá cerca de 860 watts de potência. As células solares estão espalhadas pelo teto, capô e traseira do veículo, e poderão ser carregadas enquanto ele está sendo conduzido.

"O objetivo é contribuir para a criação de um novo mercado de painéis de baterias solares, incluindo o setor de transportes, e encontrar soluções para questões energéticas e ambientais", disse a empresa em um comunicado. A companhia não deu nenhuma previsão de quando o veículo será comercializado. 

A Toyota não é a primeira empresa a testar esse tipo de tecnologia. A Lightyear, empresa holandesa de mobilidade, apresentou em junho deste ano um protótipo Lightyear One, carro elétrico equipado com painéis solares. Segundo a companhia, as células solares do veículo são 20% mais eficientes do que painéis tradicionais.

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários