Volvo e Nvidia anunciam parceria com foco em caminhões autônomos

Empresas planejam criar um sistema projetado para lidar com condução totalmente autônoma em vias públicas e rodovias

0
shares

A Volvo e a Nvidia anunciaram, nesta terça-feira (18), uma parceria com foco em caminhões comerciais autônomos. As empresas usarão a plataforma Drive de inteligência artificial da Nvidia para testes de processamento de dados de sensores, sistemas de percepção, localização e mapeamento. O objetivo é criar um sistema projetado para lidar com condução totalmente autônoma em vias públicas e rodovias. Segundo as empresas, os veículos poderão ser usados, por exemplo, para o transporte de carga, coleta de lixo e reciclagem e mineração.

Hoje, a Volvo já possui um sistema autônomo para caminhões. A companhia, inclusive, anunciou recentemente uma parceria com a DFDS para entregas sem motoristas. Porém, os veículos circulam em uma rota pré-definida. Com a parceria, a Volvo pretende oferecer um sistema 100% autônomo para qualquer via pública.

“A automação é uma área de tecnologia fundamental para o Grupo Volvo. Com essa parceria, aumentaremos ainda mais nossa velocidade de desenvolvimento e fortaleceremos nossos recursos e ativos de longo prazo, para o benefício de nossos clientes em diferentes segmentos e mercados”, afirmou Lars Stenqvist, diretor de tecnologia do Grupo Volvo, em um comunicado.

A parceria entre a Volvo Group e a Nvidia será de longo prazo, com alguns anos de trabalho. A parceria inclui o uso de tecnologias para treinamento de redes neurais profundas, simulação em grande escala, testes de hardware e implementação da plataforma Drive em veículos para mapeamento e planejamento de caminhos.

As empresas já começarão a trabalhar no espaço da Volvo em Gotemburgo, na Suécia, e na sede da Nvidia em Santa Clara, na Califórnia. “As últimas descobertas em IA e robótica trazem um novo nível de inteligência e automação para os desafios de transporte que enfrentamos. Estamos entusiasmados em fazer parceria com o Volvo Group para reinventar o futuro do transporte por caminhão”, afirmou Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia.

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários