Apple lança novos sistemas operacionais para iPhone e iPad – e mais novidades

App Store para iWatch e MacPro foram outros destaques do evento que aconteceu nesta segunda-feira, na Califórnia

0
shares

A Apple realizou nesta segunda-feira (3) o evento WWDC 2019 em San José, na Califórnia, para divulgar novidades em seus principais produtos. Os destaques da apresentação, encabeçada pelo CEO Tim Cook, foram os lançamentos de novas versões do sistema operacional da empresa.

No iPhone, o iOS 13 tem foco em desempenho e promete abrir aplicativos duas vezes mais rápido que a versão anterior. Já o tablet iPad recebeu um sistema operacional próprio, intitulado de iPadOS, que permite mais opções multitarefa para o dispositivo. As atualizações chegam a testadores beta ainda em junho, mas o lançamento oficial fica para o segundo semestre, sem uma data definida.

Novidades em outros dispositivos da marca também foram apresentadas no evento. É o caso da App Store para o Apple Watch, que permite ao usuário baixar aplicativos no relógio sem precisar da integração com o iPhone. Além disso, a Apple também divulgou o desktop Mac Pro 2019, que chega ao mercado por ao menos US$ 5999.

iOS 13

A nova versão do sistema operacional do iPhone promete lançar aplicativos duas vezes mais rápido, desbloquear por reconhecimento facial em 30% menos tempo e reduzir o tamanho de downloads e atualizações em geral. Ou seja, a Apple quer proporcionar um desempenho melhor para a experiência do usuário como um todo.

A novidade do iOS que recebeu mais ênfase no evento, porém, foi o Dark Mode (Modo Escuro). Com ele, toda a interface dos aplicativos nativos do iPhone ganha um visual baseado em fundo preto, para uma melhor visualização especialmente em ambientes com baixa luminosidade. Desenvolvedores de apps de terceiros também podem aderir ao Dark Mode.

Outro destaque é o app nativo Photos, cuja visualização de imagens será organizada a partir de uma curadoria inteligente e personalizada. A edição de fotos e vídeos também foi melhorada, com novos filtros e ajustes.

Veja outras atualizações do iOS 13 no post oficial da Apple.

iPadOS

A estratégia da Apple em relação ao iPad é diferenciá-lo cada vez mais do iPhone, e para isso criou um sistema operacional próprio para o tablet. O iPadOS foca em facilitar o uso multitarefa do dispositivo.

Neste sentido, recursos de divisão de tela para visualizar e editar diversos documentos ao mesmo tempo – e carregar conteúdos entre eles – foram lançados. A empresa também divulgou novos gestos para edição de texto, que buscam dar mais fluidez para quem usa o iPad com este fim.

Veja mais novidades do iPadOS nesta publicação da Apple.

Apple Watch, MacPro e mais

O relógio inteligente Apple Watch está mais independente do iPhone. Com uma App Store própria, o usuário pode baixar aplicativos com uma curadoria focada no dispositivo. Esta novidade pode indicar que a empresa adota uma estratégia de ampliar sua liderança no segmento e oferecer o produto mesmo para quem usa smartphones de concorrentes.

O desktop MacPro 2019, que chega ao mercado por ao menos US$ 5999, promete aliar desempenho gráfico “massivo”, alta capacidade de processamento e possibilidade de expansão. A ideia da Apple com o produto é “mudar o fluxo de trabalho profissional para sempre”.

No WWDC, também foram divulgadas novidades como sistemas operacionais para Apple TV e Mac, recursos para desenvolvedores de apps, entre outras. Para saber mais, acesse a área de notícias da Apple.

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários