Gol testa reconhecimento facial para embarque em voos no Rio de Janeiro

Por João Ortega
3 de junho de 2019 às 12:05 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
A companhia aérea Gol está testando a tecnologia de reconhecimento facial para embarque dos passageiros no Rio de Janeiro. A ação acontece em apenas um portão no Aeroporto do Galeão e tem duração prevista de 15 dias, com início na última quarta-feira (29). A empresa espera agilizar o processo de embarque e, em caso de sucesso, implementar o processo nos demais voos – embora não tenha sido divulgado um prazo.
A tecnologia foi desenvolvida por meio de uma parceria entre o GOLLabs, laboratório de inovação da Gol, e a startup brasileira FullFace – considerada uma das 100 startups com maior potencial em 2019.
Na fase de testes, todo o processo acontece já próximo ao portão de embarque: funcionários da companhia aérea fazem o cadastro da face dos passageiros por tablet, e um totem com uma câmera de reconhecimento facial permite o acesso ao avião. A entrada, porém, não dispensa a documentação original com foto.
Leia mais:
- 99 irá utilizar reconhecimento facial para identificar motoristas
- Metrô da China vai usar reconhecimento facial para cobrar por passagens
- Com reconhecimento facial, policiais prendem cinco homens no Carnaval
A expectativa é que, quando a tecnologia for aplicada para mais voos, o cadastro da face seja feito no próprio app da Gol. Inclusive, já é possível fazer o check-in com a uma “selfie” no aplicativo da empresa.
Vale ressaltar que, neste momento, a tecnologia não está ligada ao sistema da alfândega ou da polícia federal. Portanto, a passagem aérea ainda é necessária para entrar na área de embarque.
Companhias aéreas já utilizam tecnologias de reconhecimento facial para embarque no exterior. É o caso, por exemplo, da norte-americana Delta e da europeia Air France – KLM, ambas parceiras da Gol.

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários