Nike vai usar IA e análise de dados para ajudar você a encontrar o seu tênis ideal

O Nike Fit usa inteligência artificial e análise de algoritmos para que o consumidor encontre o tênis certo; a empresa afirma que mais de 60% das pessoas usam calçados do tamanho errado

0
shares

Depois de lançar um tênis controlado por aplicativo, a Nike anunciou mais uma novidade tecnológica para os clientes. A companhia criou o Nike Fit, que usa inteligência artificial, computação de dados e análise de algoritmos para ajudar o consumidor a encontrar o calçado certo de acordo com as medidas dos pés.

Em um comunicado, a empresa afirma que mais de 60% das pessoas usam sapatos do tamanho errado. Com a solução, ela espera resolver esse problema. Para usar o Nike Fit, basta abrir o aplicativo da empresa e direcionar a câmera para os pés. A solução coleta 13 pontos pra fazer um mapeamento e identificar as medidas exatas daquele cliente em alguns segundos. A partir desse resultado, a Nike sugere os tamanhos certos para cada modelo de tênis.

A informação de tamanho pode ser armazenada no perfil do consumidor, que também pode gravar os pés de amigos ou familiares para compras futuras. O Nike Fit também poderá ser usado nas unidades físicas da marca, com um tapete desenvolvido especialmente para isso.

Neste caso, os funcionários podem sugerir tamanhos com base no tapete ou digitalizar um QR Code no aplicativo para ter acesso às informações já gravadas. Segundo a Nike, em um curto prazo, a solução melhorará a maneira como a empresa projeta, fabrica e vende calçados, com produtos mais adequados para atender às necessidades dos consumidores.

“O objetivo final é, eventualmente, personalizar totalmente o produto. Sem número, sem sexo, apenas o seu nome e um par de sapatos personalizados”, disse a empresa. O Nike Fit será lançado em julho nos Estados Unidos, com previsão de chegada também na Europa.

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários