Assista ao vivo ao primeiro foguete de Israel pousar na Lua

Começa às 15h45 (de Brasília) a transmissão da missão que colocará Israel como o quarto país a aterrissar na superfície lunar

0
shares

Até agora, apenas EUA, Rússia e China tiveram sucesso ao pousar aeronaves na Lua. Nesta quinta-feira, porém, Israel pode ser o quarto país no mundo a alcançar este feito. O foguete Beresheet vai tentar a aterrissagem por volta das 16h (de Brasília) e a operação será transmitida ao vivo a partir das 15h45, no vídeo abaixo.

Nesta quinta-feira, também está prevista a transmissão ao vivo do lançamento do foguete Falcon Heavy, da SpaceX, a partir das 19h10.

Desde 2011, a organização espacial não lucrativa SpaceIL foi fundada com o objetivo de realizar a primeira expedição israelense em solo lunar. Ela foi uma das finalistas do Google Lunar XPRIZE, uma competição internacional para colocar um veículo na superfície do satélite natural, e durante o ano de 2017, recebeu patrocínio da empresa. Desde então, a equipe da SpaceIL desenvolveu o Beresheet e planejou a operação que chega ao ápice nesta quinta-feira.

O foguete foi lançado ao espaço no dia 21 de fevereiro, sendo carregado pelo Falcon 9, da SpaceX. Durante seis semanas (e já desacoplado da aeronave maior), o Beresheet orbitou a Terra em círculos crescentes, até chegar à órbita lunar há exatamente uma semana. Agora, ele se encontra em posição perfeita, de acordo com os cálculos da empresa israelense, para o pouso seguro.

O Beresheet carrega dispositivos capazes de medir distâncias e campo magnético para estudos posteriores, em parceria com a NASA. Caso tenha sucesso na empreitada, ele será o veículo mais leve, mais barato e o primeiro feito pela iniciativa privada a pousar na lua.

Junte-se a mais de 400.000 Empresários e Profissionais Para Conhecer os Negócios Mais Disruptivos do Mundo!

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Investimentos
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema

Comentários