Nasa cancela primeira caminhada espacial feminina por falta de trajes

Missão com apenas integrantes mulheres aconteceria nesta sexta-feira; a Nasa não informou qual será a nova data para a caminhada

0
shares

A Nasa cancelou a primeira caminhada espacial realizada só por mulheres que aconteceria nessa sexta-feira (29). O motivo é, no mínimo, curioso: não há trajes espaciais preparados para as astronautas Anne McClain e Christina Koch.

Segundo a Nasa, o problema foi identificado quando Anne McClain saiu em uma caminhada espacial com o astronauta Nick Hague e percebeu que o “tamanho médio” do torso superior vestia melhor nela. No entanto, esse também é o tamanho usado por Koch, impossibilitando que ambas participassem da caminhada.

Como só resta um macacão neste tamanho preparado para a missão, Koch irá realizar a caminhada espacial com Nick Hague. Eles irão instalar baterias de íons de lítio para melhorar o fornecimento de energia em uma Estação Espacial Internacional.

Já a astronauta Anne McClain fará uma caminhada espacial no dia 8 de abril, com o canadense David Saint-Jacques. A Nasa não informou quando a primeira caminhada espacial realizada só com mulheres será realizada.

Perto da complexidade dos desenvolvimentos e feitos realizados pela Nasa, não possuir um traje pronto parece ser um motivo fútil para impedir a primeira caminhada espacial 100% feminina. Entretanto – e ironicamente -, a própria Anne McClain publicou um vídeo no Twitter no dia 21 (um dia antes da corrida feminina ser anunciada) mostrando os procedimentos necessários para deixar os trajes prontos.

Mulheres no espaço

De acordo com a Nasa, foram realizadas 214 caminhadas espaciais desde dezembro de 1998. No entanto, apenas 12 mulheres participaram desde 1984, quando a cosmonauta russa Svetlana Savitskaya se tornou a primeira mulher a realizar uma caminhada espacial.

Segundo o The Guardian, de cerca de 500 pessoas que já estiveram no espaço, menos de 11% são mulheres. Entretanto, as mulheres são quem possuem o maior tempo de permanência no espaço: Peggy Whitson, com 665 dias.

Foto: Nasa

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários