Volvo colocará câmeras nos carros para identificar motoristas embriagados

O intuito é de reduzir o número de acidentes no trânsito ao identificar motoristas embriagados ou desatentos; carro irá diminuir velocidade se atestar comportamento perigoso

0
shares

A Volvo está lançando mais uma iniciativa para trazer segurança aos seus motoristas – inclusive quando eles mesmos representarem perigo. A montadora anunciou nesta quarta-feira (20) que instalará câmeras para identificar se eles estão embriagados ou muito distraídos ao volante.

O sistema estará disponível para os carros da Volvo no início do ano que vem. A iniciativa faz parte do “Vision 2020”, em que a automobilística visa que nenhuma pessoa seja morta ou seriamente ferida em um de seus carros. Outra iniciativa já desenhada é a mudança da velocidade máxima dos veículos para 180 km/h.

A câmera e outros sensores instalados deverão ser capazes de analisar o comportamento do motorista, identificando se eles estão de olhos abertos ou fechados ou se deixaram de ver a estrada por um grande período de tempo. A tecnologia deve identificar também se o motorista está “costurando” entre as faixas ou se reage de forma demasiadamente lenta.

Se o sistema detectar qualquer anomalia na direção, poderá reduzir a velocidade do veículo ou até mesmo desligar o carro completamente.

“Há muitos acidentes que acontecem por causa de motoristas embriagados” disse Trent Victor, profissional de comportamento de motoristas da empresa. “Algumas pessoas ainda acreditam que podem dirigir depois de beberem e que isso não irá afetar suas capacidades. Nós queremos garantir que essas pessoas não serão colocadas em perigo devido à embriaguez”.

E a privacidade?

Após o anúncio da Volvo, o The Verge os questionou a respeito da privacidade dos motoristas. Segundo um porta-voz da empresa, as câmeras não irão gravar vídeos e nenhum dado será utilizado sem consentimento.

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários