KPIs ou OKRs? A resposta final sobre a melhor ferramenta de gestão

OKR muda a forma como você olha o mercado e os seus clientes, já KPIs retratam bem sua própria organização. OKRs olham para o futuro da organização, enquanto KPIs são seu espelho retrovisor. E aí, qual é a melhor métrica de gestão?

0
shares

No artigo anterior, KPIs ou OKRs – Qual é a melhor ferramenta para alavancar resultados?, exploramos o tema KPIs e não dissemos qual a melhor ferramenta para alavancar resultados. Neste artigo, que escrevo em parceria com Pedro Signorelli, vamos olhar com mais atenção para os OKRs e finalmente vamos responder à pergunta do milhão.

OKR é uma poderosa ferramenta de gestão, e ao contrário do que muitos pensam, ela não é nova, nasceu na década de 70. A sigla OKR é uma abreviação para a expressão em inglês "Objetives and Key Results". E, segundo John Doerr, autor de Measure What Matters, é um protocolo colaborativo de definição de metas para empresas, equipes ou indivíduos. "Uma metodologia de gestão que ajuda a garantir que a empresa concentre esforços nas mesmas questões importantes em toda organização”, afirma Doerr.

Você tem uma empresa estabelecida e precisa resolver um problema grande? Provavelmente, ele afeta mais de uma área, mais de um processo, ou mais de um KPI. Acredita que consegue crescer pensando somente em receita? Quem traz receita para seu negócio? O cliente. Bem, cliente em geral não é responsabilidade da área de vendas, há uma área específica para isso: "customer success".

Pois é, coisas da nova economia, para as quais as tradicionais estruturas hierárquicas das empresas não estão adequadas - esse, aliás, um problema do RH. O mercado mudou, concorrente novo, de outro segmento… Quem dá agilidade à empresa para ajustar a estratégia? O time de "agilistas" na sua área de Digital? Aqui, OKR é a resposta.

OKR é agilidade no nível executivo da empresa. Métodos ágeis de desenvolvimento de produto pode ser tema de outro artigo (se você se interessa pelo tema, nos avise, enviando email para Novagestao@startse.com). Se você é uma startup, então você ainda não tem processos constituídos e provavelmente ignora a existência de KPIs na sua empresa. Eles existem, mas você não os reconhece.

Não tem problema, OKRs vão te ajudar a organizar a casa para você ser uma empresa grande. Porque quando for grande, você vai precisar dos tais KPIs. Na nova economia, o que você precisa é ter capacidade de pivotar a estratégia da empresa, sem quebrar o pescoço da organização como se estivesse em uma montanha-russa mal projetada.

OKR ou KPI?

Qual é a melhor ferramenta para alavancar resultados? A resposta é: depende.

OKR muda a forma com que você enxerga as coisas - o mercado, seus clientes, sua empresa estabelecida ou sua startup. Elas olham para o futuro da companhia.

Já as KPIs retratam bem como é, no passado e presente, a sua própria organização. Elas são seu espelho retrovisor, trazem o histórico e explicam porque você chegou onde está.

OKR são uma poderosa ferramenta de transformação do negócio e comunicação da estratégia, KPIs são uma poderosa ferramenta de comunicação da saúde do negócio. Combinados em um modelo de gestão, você garante que o dia-a-dia está bem acompanhado pelos KPIs, enquanto os OKRs se encarregam de transformar este dia-a-dia.

E o que eu quero dizer com isso tudo? Bom senso, liderança forte e a cultura criativa são insubstituíveis. O OKR, junto com KPI, podem operar ferramentas para te levar ao topo do mundo. E quais os desafios da implementação de um modelo baseado em OKRs? Papo para o próximo artigo.

Se você tem dúvidas, comentários ou sugestão de temas para as próximas colunas, me escreva: novagestao@startse.com.

Junte-se a mais de 400.000 Empresários e Profissionais Para Conhecer os Negócios Mais Disruptivos do Mundo!

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Investimentos
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema

Comentários