Câmeras com reconhecimento facial serão testadas durante o Carnaval

Projeto de segurança pública no Rio de Janeiro e em Salvador é inspirado em sistema usado na China

0
shares

O Carnaval será usado como teste para uma nova tecnologia adotada pelas autoridades do Rio de Janeiro e de Salvador. Câmeras com reconhecimento facial foram instaladas em pontos de alta concentração de foliões. O objetivo é identificar pessoas com mandado de prisão em aberto, com antecedentes criminais e desaparecidos.

Segundo informações da Folha de S. Paulo, o modelo utilizado em Salvador será baseado na tecnologia usada em larga escala na China. As câmeras já têm um software integrado de reconhecimento facial, que se conecta a bases de dados estatais. Assim, o próprio sistema identifica e alerta as autoridades em caso de localizar um alvo potencial. As câmeras ficarão em 42 portais de acesso aos três principais circuitos do carnaval de Salvador: Barra, Campo Grande e Pelourinho.

Segundo Maurício Barbosa, secretário de Segurança Pública da Bahia, houve redução da violência no carnaval de Salvador nos últimos anos. “Temos o maior Carnaval a céu aberto do mundo. Por isso, buscamos inovar no uso de tecnologias para oferecer tranquilidade aos foliões", disse à Folha.

No Rio de Janeiro, as câmeras não possuem reconhecimento facial integrado em seu sistema. As imagens de pessoas suspeitas serão transmitidas, por meio de uma tecnologia da empresa de telefonia Oi, a um centro de controle onde estarão dezenas de policiais. Estes profissionais ficam responsáveis por comparar, em tempo real, as imagens suspeitas com os bancos de dados disponíveis.

No Rio de Janeiro, o projeto é considerado um teste e as câmeras estarão apenas no bairro de Copacabana, na Zona Sul da cidade. Em caso de sucesso, uma parceria fixa com a Oi pode ser adotada e mais câmeras do tipo espalhadas pela cidade.

Leia mais sobre a tecnologia de reconhecimento facial:

Presidente da Microsoft: "reconhecimento facial poderá mudar nossas vidas"

Polícia chinesa está utilizando óculos de reconhecimento facial em estações de trem

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários